Purosangue: primeiro SUV da Ferrari é lançado com 4 lugares e 725 cavalos
O novo modelo da montadora custa R$ 2 milhões e tem objetivo de ser carro familiar, mas com potência
A Ferrari lançou na última terça-feira seu primeiro modelo da categoria SUV, o Purosangue. O veículo vai estar disponível ao mercado somente entre maio e agosto de 2023 pelo preço de 390 mil euros, aproximadamente R$ 2 milhões pela cotação atual e direta. A principal novidade da nova Ferrari é a presença de 4 portas e 4 lugares, o que antes não existia na montadora.
O motor do Purosangue é aspirado V12, sendo capaz de entregar 735 cavalos e um câmbio estilo Fórmula 1 com oito marchas. O novo SUV é projetado na arquitetura 4x4 e conta com uma configuração variável.
Leia Também
• Ferrari anuncia que terá carro elétrico até 2025
• Flagra: primeiro SUV da Ferrari tem fotos vazadas na internet
• Ferrari celebra aumento de vendas em 2021 e prevê mais crescimento este ano
O motor ainda é exclusivamente térmico e não híbrido para garantir o conforto "sem os empurrões" do elétrico. Ele foi projetado com o objetivo de garantir um nível máximo de torque em baixas rotações sem renunciar à progressão contínua característica dos V12 de Maranello.
A criação do novo modelo levou cerca de 48 meses de trabalho. As linhas do Purosangue seguem a tendência dos últimos modelos lançados pela Ferrari, com o comando e liderança do designer Flavio Manzoni. O carro estará disponível nas cores preto Nero Purosangue), branco (Bianco Italia), vermelho (Rosso Portofino) e cinza (Grigio Titanio).
O SUV tem quase cinco metros de comprimento e quase 1,6 metro de altura e é o primeiro da montadora a ter lugar para quatro pessoas. Apesar do maior espaço para passageiros, os bancos traseiros podem ser dobrados para ofertar mais espaço para cargas. A abertura das portas é feita de forma invertida.
O Purosangue pesa cerca de duas toneladas e conta com um teto padrão de carbono, mas pode contar ainda com o sugestivo de “cristal”, podendo mudar de opacidade de acordo com a iluminação.
O novo modelo conta com um capô imponente que é fundido com o para-lamas, tornando um único elemento. Ele foi desenhado por linhas que se ramificam de um lado para a cabine e do outro para a traseira.