Quer comprar um carro seminovo? Fique atento às dicas

Pátio com veículos - PxHere

A possibilidade de compra de um carro seminovo é uma oportunidade para quem deseja ter um veículo próprio. Especialistas atentam para detalhes e características importantes na hora de tomar a decisão.

De acordo com a gerente de venda direta, Paula Sabino Pinho, e com o gerente de seminovos, Henrique Moraes, ambos da Pigalle Peugeot, a pandemia fez com que as pessoas procurassem mais carros seminovos e esse movimento não foi acompanhado no mesmo nível pela oferta no mercado. “Com a situação econômica e social atual, os clientes estão com receio de investir dinheiro. No geral eles preferem comprar uma opção mais barata”, pontua Paula.

Procurar uma loja de confiança e conceituada no mercado é um ponto importante, garantindo segurança, qualidade e confiança no veículo e no pós-venda, afirmam. “No Recife existem diversas concessionárias que vendem seminovos, além das lojas de veículos multimarcas”, comenta Henrique.

O processo de vistoria cautelar é apontado como um tipo de certificação do histórico do veículo, no que se refere às colisões, roubo, leilão e troca de peças originais. Isso garante a veracidade do que está sendo ofertado ao cliente. Apesar disso, os especialistas apontam a necessidade de se atentar às possíveis adulterações. “É sempre bom ficar atento ao desgaste da direção, dos pedais, do freio e da embreagem. Todo desgaste deve condizer com a quilometragem do carro”, alerta Henrique. Em média, o brasileiro roda em torno de 10 a 15 mil quilômetros por ano. Esse valor pode servir como base para avaliar o desgaste do veículo.

Além disso, eles alertam para a verificação do número do chassi do veículo nos vidros, isso garante originalidade das peças. Quanto às questões jurídicas, o site do Detran pode informar possíveis pendências do veículo mediante fornecimento da placa.

Seminovo é aquele carro com, em média, dois ou três anos de uso. O novo é o que possui zero quilometragem e que nunca foi emplacado, enquanto o usado é aquele mais antigo e que não se enquadra em nenhuma dessas características.

Veja também

Open Finance deve alcançar 60 milhões de usuários em 2025
Coluna Movimento Econômico

Open Finance deve alcançar 60 milhões de usuários em 2025

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

Newsletter