Renault Kardian: modelo agora conta com versão manual de seis marchas
SUV tem motor 1.0 Turbo TCe de 125 cv com 220 Nm de torque
O Renault Kardian agora oferece a versão manual de seis marchas. A novidade foi anunciada depois do lançamento, em março deste ano, da versão com motor 1.0 turbo I3 bicombustível de 125 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem de 6 velocidades.
Batizado de Renault Kardian Evolution, assim como a versão de entrada com câmbio automático, ele conta com motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm, um dos maiores torques do segmento.
O câmbio do Kardian manual foi produzido em Portugal, pela JX22, da Horse, que traz a nova geração dos câmbios manuais de seis marchas, com foco em eficiência mecânica e consumo de combustível.
A linha completa agora é composta das seguintes versões:
- Evolution com câmbio manual;
- Evolution com câmbio EDC;
- Techno com câmbio EDC e
- Première-Edition com câmbio EDC.
Leia Também
• Chevrolet Equinox ganha versão elétrica com 292 cv e mais de 400 km de autonomia; confira detalhes
• Nova Ram 1500 chega mais potente, tecnológica e de visual renovado ao mercado brasileiro; saiba mais
• Novo Hyundai Creta ganha novo design e garante maior potência da categoria; veja detalhes e preços
Já as relações de quinta e sexta marchas foram desenvolvidas para um melhor consumo. Essa caixa de transmissão adota, ainda, um volante bi-massa, que filtra as vibrações do motor.
O Kardian, que é produzido no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, estreou a Renault Group Modular Platform (RGMP), uma plataforma modular, flexível e global para os segmentos B, C e LCV, que permite a aplicação de múltiplas motorizações, incluindo sistemas híbridos.
Com um comprimento de 4,12 m (1,75 m de largura e 1,54 m de altura), o Kardian está posicionado no segmento B-SUV, sendo ideal para uso na cidade.
Com entre eixos generosos de 2,60 m, o carro conta com bastante espaço interno, beneficiando principalmente os ocupantes traseiros.
Com 358 litros (VDA), o volume do porta-malas é mais um dos pontos altos do Kardian.
A capacidade do tanque de combustível é de 50 litros.
O consumo, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), é de 12,3 km/l na cidade e 14.0 km/l na estrada com gasolina, e 8,4 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada com etanol.
Tecnologia e segurança
O interior do Kardian alia conforto e praticidade. Todas as informações sobre a condução são mostradas na interface do painel de instrumentos digital de 7 polegadas, que traz um modo de visualização adicional, destacando a velocidade com design minimalista.
Já a central multimídia de 8 polegadas tem design flutuante e oferece conexão Android Auto e Apple CarPlay com e sem fio.
De série, a versão Evolution traz os principais equipamentos de segurança e comodidade, como seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controlador de velocidade, limitador de velocidade e sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré.
Um dos destaques do Kardian é a funcionalidade das barras de teto. Montadas no sentido longitudinal, elas podem ser transformadas em barras transversais, integrando-se perfeitamente de modo funcional e estético.
Com um auxílio de uma ferramenta específica, que vem junto com o Kardian, a mudança da posição se torna uma tarefa bastante simples. Estas barras podem suportar até 80 quilos de carga.
Preço
O novo Renault Kardian Evolution Turbo TCe chega ao mercado brasileiro pelo valor de R$ 106.990.
A nova versão com câmbio manual traz os mesmos equipamentos da Evolution com câmbio automático EDC. Com isso, a linha Kardian passa a oferecer as seguintes versões:
Evolution 1.0 T MT - R$ 106.990
Evolution 1.0 T AT - R$ 118.090
Techno 1.0 T AT - R$ 129.990
Première Edition 1.0 T AT - R$ 138.990
Confira os principais equipamentos de série:
6 airbags (frontal, lateral e de cortina)
Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL)
Assistente de partida (HSA)
Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré
Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
Cluster digital 7”
Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio
Ar-condicionado digital com função auto
Retrovisores externos com ajuste elétrico
Faróis e assinatura luminosa 100% em LED
Barras de teto funcionais e modulares em preto
Roda flexwheel biton 16”
Aerofólio traseiro
Start&Stop
Modo ECO com EcoScoring
Volante com ajustes de altura e profundidade
Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento
Vidros elétricos para passageiros