Renault Kwid 2023 ganha novo visual e equipamentos para tentar desbancar o Mobi
estratégia da Renault é bem clara: fazer do Kwid o modelo de entrada mais vendido do país
A Renault atualizou o seu carro mais vendido no Brasil visando a liderança do segmento de entrada no Brasil. O “novo” Kwid 2023 passou por uma renovação no visual, ganhou mais equipamentos e ainda se manteve como o carro mais barato do país na versão Zen por R$ 59.890.
A estratégia da Renault é bem clara: fazer do Kwid o modelo de entrada mais vendido do país. Para isso terá que desbancar o Fiat Mobi (R$ 60.990), seu rival mais direto, e o Volkswagen Gol, que lidera o segmento, mas é bem mais caro que concorrentes, partindo de R$ 69.790.
As mudanças no visual, principalmente na frente, deram um novo fôlego ao design que já tem 5 anos de mercado. O novo “carão” do Kwid com o conjunto óptico dividido em dois andares deu mais volume ao compacto, que parece até que cresceu, mesmo que nenhuma medida tenha sido alterada.
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Considerado o Mobi como o principal rival, o Kwid 2023 leva vantagem por ter alguns itens de série em todas as versões e que o Fiat não oferece, como os quatro airbags, controle de eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa e aviso de cintos de segurança não afivelados para todos os ocupantes do banco traseiro.
Na parte mecânica, outra vantagem do Kwid é a direção elétrica, bem melhor que a hidráulica do rival, e o recém-incluído sistema Start/Stop que desliga o motor quando carro para nos semáforos e engarrafamentos, poupando mais combustível.
Uma vantagem importante do Mobi é a conectividade da central multimídia que, apesar de ser menor (7 polegadas contra 8’’ do Kwid), faz o espelhamento wireless via Android Auto e Apple Carplay. No Renault ainda é necessário o cabo.
Melhor no consumo
O veículo da Renault, que já era “best-in-class” em consumo de combustível entre os veículos compactos de entrada, está 5% mais econômico no ciclo urbano com etanol no tanque, registrando 10,8 km/l, e 3% mais econômico com gasolina, fazendo 15,3 km/l, segundo o Inmetro.
Uma das tecnologias aplicadas para a redução do consumo de combustível é a adoção do sistema Start&Stop, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. Este moderno sistema, muito comum em carros topo de gama, garante uma economia de até 5% de combustível no trânsito urbano. O motor segue o mesmo 1.0 de três cilindros.
O mercado agradece
Nesse duelo de compactos de entrada quem mais ganha é o consumidor. A concorrência sadia entre Renault e Fiat nesse importante e volumoso segmento trará novos equipamentos de seéria, tirando de cena aquelas versões “peladas”.
Em 2021, O Mobi vendeu 65.847 unidades, contra 52.916 emplacamentos do Kwid. Esse jogo deve virar em 2022 com a renovação do Renault. O Fiat só é oferecido em duas versões e precisa de algumas renovações mecânicas, como trocar a direção hidráulica pela elétrica, e pensar mais na segurança com mais airbags e controle eletrônico de estabilidade.
E a Renault ainda tem uma carta na manga quer será usada no segundo semestre deste ano, que é a chegada da versão 100% elétrica do Kwid. Claro que não será um carro de volume, mas agregará valor ao modelo.
Preços:
Kwid Zen R$ 59.890
Kwid Intense R$ 64.190
Kwid Outisider R$ 67.690