Saiba o que fazer para melhorar a autonomia do seu veículo

Preço da gasolina disparou em Pernambuco - Pixabay

O preço da gasolina vem aumentando consideravelmente em 2021. Em alguns postos do Recife, o motorista está pagando R$ 5 no litro da gasolina comum. Junto às tradicionais despesas do começo de ano, como o pagamento do IPVA, essa elevação pressiona o bolso do consumidor em um momento que a economia ainda não está favorável. Nesta situação, a diminuição no consumo de combustível pode ser uma alternativa para aliviar as finanças. 

Primeiro, é importante que o motorista conheça o seu carro para saber quando que ele está consumindo acima do normal. “O motorista deve comparar o consumo do seu carro com outros do mesmo modelo para saber se o seu consumo está elevado. Caso não conheça ninguém que possua o mesmo veículo, pesquise em sites confiáveis. Para saber a autonomia, você enche o tanque, zera o odômetro e faz o cálculo dividindo a quilometragem percorrida pela quantidade de litro abastecida”, explicou Marcelo Farias, especialista técnico em Automotiva do Senai Pernambuco.

A manutenção preventiva do veículo também é algo que o motorista deve ficar atento, pois se o veículo possui peças que não estão funcionando como deveria, o consumo será maior. “Se você sentir que o carro está consumindo muito, a primeira coisa a fazer é a manutenção preventiva. A gasolina contaminada ou adulterada pode prejudicar os componentes que fazem parte do caminho que o combustível faz até chegar ao motor. Então na manutenção você faz a troca do filtro de gasolina, limpeza do eletroinjetor e outros elementos”, disse Marcelo Farias.

A maneira de dirigir também influencia no consumo de gasolina. Para isso, a Folha de Pernambuco e Marcelo Farias separaram algumas dicas:

1) Fique ligado na troca de marcha: a rotação para a troca de marcha, normalmente, não pode passar de 2 mil rpm. Você pode verificar o melhor comportamento do carro no manual do veículo.
2) Tente manter a marcha: a redução da marcha é um dos vilões do consumo. Manter uma marcha constante otimiza o consumo de combustível;
3) Quanto menos peso no carro, melhor: estudos indicam que a cada 50kg, o consumo aumenta cerca de 1%. Por isso tente deixar o carro leve;
4) Calibre os pneus: pneus mais vazios podem aumentar o consumo;
5) Deixe o carro com meio tanque, no mínimo: abaixo disso a movimentação no tanque é maior, o que aumenta a evaporação da gasolina. 

Veja também

Saúde e Opas lançam guia de prevenção ao suicídio em português
Saúde

Saúde e Opas lançam guia de prevenção ao suicídio em português

Rio de Janeiro: mulheres ganham em média 28,75% a menos que os homens
DESIGUALDADE

Rio de Janeiro: mulheres ganham em média 28,75% a menos que os homens

Newsletter