Logo Folha de Pernambuco

Segurança: Veja dicas do que revisar no carro antes de pegar a estrada

Pegar o carro e sair requer alguns cuidados preventivos

PE-009, que integra a Rota do Atlântico - Divulgação

O São João chegou e com ele muitas pessoas vão aproveitar a data para pegar a estrada e ir curtir os festejos. Porém, pegar o carro e sair requer alguns cuidados preventivos. Algumas dicas podem ajudar para que você não fique no meio da estrada aguardando o socorro mecânico. 

Uma checagem básica, mas que faz diferença, é o nível de combustível. Abasteça em posto de confiança e se certifique de que não será preciso parar no meio do caminho, afinal, em um posto desconhecido não dá pra ter certeza da procedência do combustível. 

Outro ponto importante é com relação a iluminação e luzes do veículo. “Trafegar durante dia ou noite requer atenção nos faróis, luzes de freio, luzes de ré e tudo relacionado à iluminação", explica o técnico em Automobilística Anderson César Lira. Outro item importante para a checagem é o limpador de para-brisa. “Com as chuvas que estamos passando é fundamental que a borracha dos limpadores esteja em bom estado”, afirma. 
 

A calibragem dos pneus e desgaste do item também precisa de verificação. Como o pneu é a ligação do carro com a estrada, o item está diretamente ligado à segurança. Com um pneu careca a frenagem fica menos eficiente e ainda há riscos de perda de controle, por falta de estabilidade. “A falta de calibragem dos pneus e o desgaste do item comprometem a segurança na estrada”, diz César Lira. 

Antes de pegar a estrada, é importante acionar os olhos e ouvidos para ver e ouvir se há algum ruído ou anomalia no veículo. “Verifique se há algum aviso no quadro de instrumentos, avisando a possibilidade de alguma anomalia, como lâmpada de injeção eletrônica ou bateria”, ensina o docente. Nos carros mais modernos o aviso pode ser feito por meio de mensagem no quadro de instrumentos. 

Vale lembrar ainda que é importante manter distância dos carros e evitar ultrapassagens em locais proibidos. Verifique as placas de sinalização e esteja sempre atento ao trânsito.

Veja também

Newsletter