Sexta geração da L200 Triton 2024 é apresentada pela Mitsubishi

A picape média pesa uma tonelada e ganha novo design

L200 Triton 2024 foi apresentada na Tailândia - Divulgação/Mitsubishi

A Triton L200 2024 foi apresentada pela Mitsubishi Motors Corporation em Bangkok, na Tailândia. A nova picape de uma tonelada foi completamente redesenhada e deve rodar o mundo. O modelo vai ser lançado no Japão no ano que vem, mas já há planos para que desembarque também na Europa, América do Norte e América do Sul.

A sexta geração foi repaginada com base no conceito de produto “Power for Adventure”. Entre os destaques, estão o aumento da carroceria, além da marca ter adotado uma estrutura em escada recém-desenvolvida capaz de aumentar a durabilidade e confiabilidade.

Segundo a fabricante, a Mitsubishi L200 Triton 2024 tem uma rigidez torcional 60% maior por conta de todas as mudanças feitas. A carroceria usa aço de alta tensão, reduzindo o peso em comparação à geração anterior.

A caçamba foi redesenhada, ficando 45 milímetros mais baixa, para que tenha uma distância de 820 mm em relação ao solo, facilitando o acesso. A picape está maior, medindo 5.360 mm de comprimento, 1.930 mm de largura, 1.815 mm de altura e com um entre-eixos de 3.130 mm.

De acordo com Takao Kato, presidente e CEO da Mitsubishi Motors, as principais características da nova Triton são exclusivas da Mitsubishi Motors. O que inclui a robusta estrutura e carroceria em escada, chassi robusto, motor potente, entre outros componentes.

“Como uma picape que se adapta a uma nova era, desenvolvemos a nova Triton com ainda mais características da Mitsubishi Motors”, disse Takao.

Design
O design exterior agora conta com uma grade dividida em três seções horizontais, ficando mais alta. A marca trouxe de volta o contorno em “C” na área dos faróis, que são divididos, usando uma linha fina em LED logo abaixo do capô para a iluminação diurna e o conjunto principal logo abaixo.

Interior renovado da L200 Triton 2024Interior renovado da L200 Triton 2024. Divulgação/Mitsubishi

Dentro da cabine, o modelo ainda traz contadores analógicos, sem apostar em um painel de instrumentos digital. Tem comandos separados para o ar-condicionado, além de outras funções, posicionados logo abaixo da central multimídia.

Tecnologia
Sobre a tecnologia embarcada, a marca revelou apenas que terá controle de cruzeiro adaptativo, sensor de ponto cego, assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado e frenagem automática de emergência.

Motor
O Motor 2.4 turbodiesel foi desenvolvido em parceria com a Nissan, Mitsubishi e Renault. De acordo com a marca, o motor atinge maior rendimento e melhor desempenho ambiental em três configurações: 149 cv e 33,6 kgfm, 183 cv e 43,8 kgfm e 204 cv e 47,9 kgfm.

Já a transmissão é possível escolher entre a manual e automática, ambas com seis marchas. Além disso, tem nada menos do que sete modos de condução: Normal, Eco, Gravel (cascalho), Snow (neve), Mud (lama), Sand (areia) e Rock (pedras).

Motor 2.4 turbodiesel do L200 Triton 2024Motor 2.4 turbodiesel do L200 Triton 2024. Divulgação/Mitsubishi

O veículo traz, também, nova suspensão para melhorar o conforto e estabilidade de direção, e sistema 4X4 Super Select 4WD-II e Easy Select 4WD, modos de direção atualizados que alcançam alto desempenho na estrada.

As versões com a tração 4x4 recebem um controle ativo de guinada para melhorar o comportamento nas curvas ao aplicar o freio de leve na roda dianteira no lado de dentro da curva. Claro, traz assistências como sistema de descida e partida em rampas.

Tem previsão de lançamento no Brasil?
A nova Mitsubishi L200 Triton 2024 já começou a ser vendida na Tailândia e deve chegar aos demais países da Ásia e Oceania ao longo dos próximos cinco meses. Sobre o Brasil, as demais picapes da marca são fabricadas na cidade de Catalão, em Goiás, porém é possível que, para este modelo, a empresa adote a estratégia de primeiro na importação do veículo para depois iniciar a produção nacional.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter