Sportage, Accent e Wingle 5 receberam zero estrela em novo teste do Latin NCAP
Novos resultados do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (LATIN NCAP), foram divulgados nas últimas horas. Para a Kia com o Sportage, a Hyundai com o Accent e a Great Wall com o Wingle 5, os resultados não foram nada agradáveis. Esses três modelos apresentados receberam zero estrela.
No Kia Sportage, que é fabricado na Coreia do Sul e conta com dois airbags frontais, o SUV obteve 48,15% na Proteção de Ocupante Adulto, 14,87% na Proteção do Ocupante Infantil, 57,64% na Proteção para Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% nos Sistemas de Assistência à Segurança. De acordo com um dos testes realizados, a estrutura do foi considerada estável e a área dos pés, instável. A Proteção do Ocupante Infantil foi negativa porque a Kia não recomendou os sistemas de retenção infantil (SRIs) para os testes.
Já o novo modelo do Hyundai Accent é fabricado na Índia e no México, com airbag frontal como equipamento padrão. O sedã compacto atingiu 9,23% na Proteção do Ocupante Adulto, 12,68% na Proteção do Ocupante Infantil, 53,11% na Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% nos Sistemas de Assistência à Segurança e recebeu zero estrela durante a avaliação.
Segundo as informações divulgadas do teste, o modelo apresentou baixo desempenho no impacto frontal com o tórax para o acompanhante adulto que fez ganhar zero ponto neste teste, e uma proteção de impacto lateral boa para a proteção dos adultos.
No caso do Great Wall Wingle 5, feito na China, com dois airbags frontais como equipamento padrão, a picape atingiu 9,31% em Proteção de Ocupantes Adultos, 0,00% em Proteção de Ocupantes Infantis, 19,48% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveisdas Estradas e 0,00% em Sistemas de Assistência à Segurança.
O modelo apresentou baixo desempenho no impacto frontal com a cabeça, pescoço e tórax para o motorista e tórax para o passageiro, mostrando uma alta probabilidade de ferimentos com risco de vida para ambos os ocupantes adultos, o que resultou em zero ponto neste teste.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
"É muito decepcionante que um grupo de fabricantes de veículos tão importantes como Hyundai-Kia ofereça um desempenho de segurança tão baixo para equipamentos de segurança padrão para consumidores latino-americanos. Os consumidores dos mercados de economias maduras obtêm deste mesmo fabricante segurança de ponta nos mesmos modelos e, muitas vezes, a preços mais baixos do que na América Latina.
Leia Também
• Volvo celebra investimento de R$ 10 milhões em novos carregadores rápidos e reforça o fim do XC40 híbrido no país
• Novo Daily 2022 é mais eficiente e cresce em tecnologia
• Audi Q3 voltará a ser produzido no Brasil só com motor 2.0 TFSI e tração Quattro