Logo Folha de Pernambuco

Sportage, Accent e Wingle 5 receberam zero estrela em novo teste do Latin NCAP

Cena do teste da Latin NCAP - Reprodução/Youtube Latin NCAP

Novos resultados do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (LATIN NCAP), foram divulgados nas últimas horas. Para a Kia com o Sportage, a Hyundai com o Accent e a Great Wall com o Wingle 5, os resultados não foram nada agradáveis. Esses três modelos apresentados receberam zero estrela.

No Kia Sportage, que é fabricado na Coreia do Sul e conta com dois airbags frontais, o SUV obteve 48,15% na Proteção de Ocupante Adulto, 14,87% na Proteção do Ocupante Infantil, 57,64% na Proteção para Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% nos Sistemas de Assistência à Segurança. De acordo com um dos testes realizados, a estrutura do foi considerada estável e a área dos pés, instável. A Proteção do Ocupante Infantil foi negativa porque a Kia não recomendou os sistemas de retenção infantil (SRIs) para os testes. 

Já o novo modelo do Hyundai Accent é fabricado na Índia e no México, com airbag frontal como equipamento padrão. O sedã compacto atingiu 9,23% na Proteção do Ocupante Adulto, 12,68% na Proteção do Ocupante Infantil, 53,11% na Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% nos Sistemas de Assistência à Segurança e recebeu zero estrela durante a avaliação. 

Segundo as informações divulgadas do teste, o modelo apresentou baixo desempenho no impacto frontal com o tórax para o acompanhante adulto que fez ganhar zero ponto neste teste, e uma proteção de impacto lateral boa para a proteção dos adultos.

No caso do Great Wall Wingle 5, feito na China, com dois airbags frontais como equipamento padrão, a picape atingiu 9,31% em Proteção de Ocupantes Adultos, 0,00% em Proteção de Ocupantes Infantis, 19,48% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveisdas Estradas e 0,00% em Sistemas de Assistência à Segurança.

O modelo apresentou baixo desempenho no impacto frontal com a cabeça, pescoço e tórax para o motorista e tórax para o passageiro, mostrando uma alta probabilidade de ferimentos com risco de vida para ambos os ocupantes adultos, o que resultou em zero ponto neste teste.

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:

"É muito decepcionante que um grupo de fabricantes de veículos tão importantes como Hyundai-Kia ofereça um desempenho de segurança tão baixo para equipamentos de segurança padrão para consumidores latino-americanos. Os consumidores dos mercados de economias maduras obtêm deste mesmo fabricante segurança de ponta nos mesmos modelos e, muitas vezes, a preços mais baixos do que na América Latina. 

 

 

Veja também

"Doomscrolling": pessoas que veem conteúdo negativo por horas ficam mais deprimidas, diz estudo
CIÊNCIA

"Doomscrolling": pessoas que veem conteúdo negativo por horas ficam mais deprimidas, diz estudo

EUA diz estar comprometido com uma 'solução diplomática' no Líbano
Diplomacia

EUA diz estar comprometido com uma 'solução diplomática' no Líbano

Newsletter