Stellantis e LG Energy anunciam investimento de 4,1 bi de dólares na produção de baterias de íons
Parceria projeta início da produção em 2024, ao término da construção do espaço onde será produzido
A Stellantis e a LG Energy Solution anunciaram na última quarta-feira (23), a assinatura de acordos definitivos com objetivo de estabelecer a primeira unidade doméstica de fabricação de baterias de veículos elétricos em larga escala no Canadá. A joint venture irá produzir células e módulos de bateria de íon de lítio de ponta para atender a uma parte significativa dos requisitos de produção de veículos da Stellantis.
Leia Também
• Jeep Commander segue no topo da lista dos mais vendidos
• Stellantis investe em fábrica de baterias da Automotive Cells Company (ACC), na Itália
• Toyota amplia catálogo e lança duas versões do Corolla Cross e Hilux
De acordo com a empresa, a marca investirá mais de quatro bilhões de dólares para estabelecer as operações que incluirão uma nova fábrica de baterias localizada em Windsor, Ontário, Canada. Segundo a Stellantis, as atividades de construção da planta estão programadas para iniciar ainda neste ano, com o início de produção para o primeiro trimestre de 2024. A usina projeta ter uma capacidade de produção anual superior a 45 gigawtts-hora (GWh) e criará cerca de 2.500 novos empregos na região de Windsor.
Um dos pontos positivos da unidade de baterias localizada em Windsor, é o compartilhamento regional da sede do maior cluster automotivo do Canadá, com isso, a Stellantis e LGES esperam que a fábrica sirva como um catalisador para o estabelecimento de uma forte cadeia de fornecimento de baterias na região. O Canadá está comprometido em estabelecer um amplo ecossistema local para a produção de baterias, aproveitando, entre outras coisas, sua liderança na geração de eletricidade a partir de fontes renováveis.
“Nossa joint venture com a LG Energy Solution é mais um degrau para alcançar nosso agressivo plano de eletrificação na região, que visa atingir a marca de 50% no mix de vendas de veículos elétricos à bateria nos EUA e Canadá até o final da década”, disse Carlos Tavares, CEO de Stellantis. “Somos gratos aos governos Municipal, Provincial e Federal por seu apoio e compromisso em ajudar a posicionar o Canadá como líder norte-americano na produção de baterias para veículos elétricos”.
Como parte do plano estratégico de longo prazo Dare Forward 2030, a Stellantis anunciou planos para ter vendas globais anuais de veículos elétricos a bateria de cinco milhões de veículos até 2030, atingindo 100% do mix de vendas de carros de passeio BEV na Europa e 50% de carros de passeio e comerciais leves BEV no mix de vendas na América do Norte. A Stellantis também aumentou a capacidade planejada de baterias em 140 GWh para aproximadamente 400 GWh, apoiada por cinco fábricas de baterias juntamente com contratos de fornecimento adicionais.