Stellantis e LG Energy anunciam investimento de 4,1 bi de dólares na produção de baterias de íons

Parceria projeta início da produção em 2024, ao término da construção do espaço onde será produzido

Modelo da Jeep - Divulgação/Stellantis

A Stellantis e a LG Energy Solution anunciaram na última quarta-feira (23), a assinatura de acordos definitivos com objetivo de estabelecer a primeira unidade doméstica de fabricação de baterias de veículos elétricos em larga escala no Canadá. A joint venture irá produzir células e módulos de bateria de íon de lítio de ponta para atender a uma parte significativa dos requisitos de produção de veículos da Stellantis.

De acordo com a empresa, a marca investirá mais de quatro bilhões de dólares para estabelecer as operações que incluirão uma nova fábrica de baterias localizada em Windsor, Ontário, Canada. Segundo a Stellantis, as atividades de construção da planta estão programadas para iniciar ainda neste ano, com o início de produção para o primeiro trimestre de 2024. A usina projeta ter uma capacidade de produção anual superior a 45 gigawtts-hora (GWh) e criará cerca de 2.500 novos empregos na região de Windsor.

Um dos pontos positivos da unidade de baterias localizada em Windsor, é o compartilhamento regional da sede do maior cluster automotivo do Canadá, com isso, a Stellantis e LGES esperam que a fábrica sirva como um catalisador para o estabelecimento de uma forte cadeia de fornecimento de baterias na região. O Canadá está comprometido em estabelecer um amplo ecossistema local para a produção de baterias, aproveitando, entre outras coisas, sua liderança na geração de eletricidade a partir de fontes renováveis. 

“Nossa joint venture com a LG Energy Solution é mais um degrau para alcançar nosso agressivo plano de eletrificação na região, que visa atingir a marca de 50% no mix de vendas de veículos elétricos à bateria nos EUA e Canadá até o final da década”, disse Carlos Tavares, CEO de Stellantis. “Somos gratos aos governos Municipal, Provincial e Federal por seu apoio e compromisso em ajudar a posicionar o Canadá como líder norte-americano na produção de baterias para veículos elétricos”.

Como parte do plano estratégico de longo prazo Dare Forward 2030, a Stellantis anunciou planos para ter vendas globais anuais de veículos elétricos a bateria de cinco milhões de veículos até 2030, atingindo 100% do mix de vendas de carros de passeio BEV na Europa e 50% de carros de passeio e comerciais leves BEV no mix de vendas na América do Norte. A Stellantis também aumentou a capacidade planejada de baterias em 140 GWh para aproximadamente 400 GWh, apoiada por cinco fábricas de baterias juntamente com contratos de fornecimento adicionais.
 

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Quem é Cherry Seaborn, mulher de Ed Sheeran que teve diagnóstico de câncer
Rock in Rio 2024:

Quem é Cherry Seaborn, mulher de Ed Sheeran que teve diagnóstico de câncer

Newsletter