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Stellantis faz anúncio de investimentos no Brasil: R$ 30 bilhões até 2030

Com foco na tecnologia Bio-Hybrid e em novos produtos, a meta é de 40 lançamentos no período

A Stellantis reuniu jornalistas em Brasília para anunciar investimentos no Brasil - Stellantis/Divulgação

Brasília (DF) - A Stellantis fez anúncio dos investimentos que fará entre 2025 e 2030 no Brasil, em coletiva de imprensa que aconteceu em Brasília, no Distrito Federal, nesta quarta (6). Serão R$ 30 bilhões investidos em 40 lançamentos dentro do período.

O valor será voltado para desenvolvimento das novas tecnologias Bio-Hybrid, tecnologias inovadoras de descarbonização em toda a cadeia de suprimentos automotivos e novas oportunidades estratégicas de negócios. Com a verba, o plano de investimentos se torna o maior da história da indústria automotiva no Brasil e na América Latina. 

"Este anúncio solidifica nossa confiança e comprometimento com o futuro da indústria automotiva sul-americana e é uma resposta ao  ambiente de negócios favorável que encontramos aqui", disse o CEO  da Stellantis, Carlos Tavares.

No novo ciclo, que prioriza a descarbonização total até 2038, com redução das emissões em 50% já em 2030, a prioridade, segundo Carlos Tavares, são projetos baseados na plataforma Bio-Hybrid.

A arquitetura está apta para ser utilizada em modelos de diversas marcas do grupo, sendo compatível com motorizações térmica, híbrida e elétrica e com as linhas de produção das três plantas da empresa no País: Betim (MG), Porto Real (RJ) e Goiana (PE).

Como parte de seu plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis está investindo mais de € 50 bilhões em eletrificação ao longo da próxima década, e está no caminho para se tornar uma empresa com zero emissão de carbono até 2038, incluindo todos os escopos, com compensação percentual de um dígito das emissões restantes.

O objetivo é que cerca de 20% dos veículos da marca no Brasil sejam 100% elétricos até 2030.

“Entramos em um novo ciclo virtuoso para o Brasil e para a região com este anúncio. Serão implementadas quatro plataformas globais, associadas às tecnologias Bio-Hybrid, mais de 40 modelos, além de oito novos powertrains e aplicações em eletrificação”, detalhou Emanuele Cappellano, COO da Stellantis para a América do Sul.

Ainda de acordo com Capellano, ainda vão ser anunciados os dados de investimentos para Pernambuco, assim como os novos modelos que vão ser produzidos na fábrica de Goiana, na Zona da Mata do Estado.

Ele adiantou, no entanto, que o primeiro carro híbrido vai ser lançado no segundo semestre deste ano e tudo indica que será um Jeep com produção na fábrica de Pernambuco. Isso porque Emanuele se encontrou recentemente com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e, na ocasião, afirmou que parte do inédito montante será aplicado na planta de Goiana.

CEO da Stellantis, Carlos Tavares, e Emanuele Cappellano, COO para a América do Sul da marcaCEO da Stellantis, Carlos Tavares, e o COO da marca para a América do Sul, Emanuele Cappellano | Foto: Stellantis/Divulgação 

Tecnologias Bio-Hybrid 
Uma das protagonistas deste investimento é a tecnologia Bio-Hybrid, que combina eletrificação com motores flex movidos a biocombustíveis (etanol) em três diferentes níveis.

O Polo Automotivo Stellantis em Betim (MG) é o centro global da empresa no desenvolvimento da tecnologia Bio-Hybrid, dando continuidade ao seu legado de inovação. A Stellantis, através da marca Fiat, foi pioneira no desenvolvimento e aplicação da tecnologia de motores a biocombustíveis, que em 1979 utilizava 100% etanol. No futuro, a região também produzirá um veículo elétrico a bateria (BEV).

A tecnologia Bio-Hybrid é suportada por três powertrains (motores) híbridos que serão gradualmente produzidos e introduzidos no mercado. Essas novas tecnologias incluem a Bio-Hybrid; Bio-Hybrid e-DCT com transmissões eletrificadas de dupla embreagem; Bio-Hybrid Plug-In; e BEV (100% elétrico). As novas tecnologias híbridas começarão a ser dispoibilizadas até o final de 2024.

Programa Mover
Antes da coletiva, Carlos Tavares teve encontro com o presidente Lula. Por lá, o CEO fez o anunciou em primeira mão ao chefe de estado. Os dois ainda discutiram o programa nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que amplia as exigências de sustentabilidade da frota automotiva e estimula a produção de novas tecnologias nas áreas de mobilidade e logística, expandindo o antigo Rota 2030.

O novo programa vai promover a expansão de investimentos em eficiência energética, incluir limites mínimos de reciclagem na fabricação dos veículos e cobrar menos imposto de quem polui menos, criando o IPI Verde. 

O incentivo fiscal é para que as empresas invistam em descarbonização e se enquadrem nos requisitos obrigatórios do programa será de R$ 3,5 bilhões em 2024, R$ 3,8 bilhões em 2025, R$ 3,9 bilhões em 2026, R$ 4 bilhões em 2027 e R$ 4,1 bilhões em 2028, valores que deverão ser convertidos em créditos financeiros.

O programa alcançará, no final, mais de R$ 19 bilhões em créditos concedidos. 

Durante a conversa, Carlos Tavares firmou compromisso com o presidente de cumprir a proposta da Stellantis sobre a descarbonização dentro do investimento da marca até 2030, quando voltarão a se reunir para planejar as novas metas.

"Firmamos compromisso com a mobilidade mais segura, sustentável e acessível no Brasil, assim também como na América do Sul. Esse país já tem a vantagem de ser produtor de álcool e assim ter o biocombustível renovável a seu favor e nós estamos utilizando desse recurso no processo da descarbonização e podemos, se assim for permitido por outros governos, utilizar a tecnologia em outros países", disse o CEO.

Além disso, Tavares falou da importância de apostar primeiramente da descarbonização antes de pular para a eletrificação. "Temos que fazer as contas que um veículo elétrico custa cerca de 30% a 40% a mais do que um a combustão. Então não estamos numa corrida, o que nos interessa é fazer um investimento eficiente para alcançar a população, principalmente a clase média brasileira, e por isso estamos apostando primeiramente no sistema dos veículos híbridos e térmicos", explicou.

Investimentos das montadoras no Brasil
Outras montadoras também já anunciaram os investimentos nos próximos anos para o Brasil. A Toyota vai investir R$ 11 bilhões no País nos próximos anos, com previsão de lançamento de novos modelos de automóveis. A notícia foi antecipada, no último domingo (3), pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. 

O executivo da empresa sul-coreana Hyundai Motor, Eui-Sun Chung, anunciou US$ 1,1 bilhão em investimentos no Brasil até 2032 em tecnologia e em hidrogênio verde.

Ainda neste ano, a General Motors anunciou um investimento de R$ 7 bilhões no País, entre 2024 e 2028.

Já a Volkswagen, que tem sua sede em São Bernardo do Campo (SP), também anunciou investimentos em solo brasileiro. Vão ser cerca de R$ 9 bilhões até 2028, a previsão é que quatro novos modelos sejam fabricados no Brasil.

* A repórter viajou a convite da Stellantis.

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