Stellantis investe em fábrica de baterias da Automotive Cells Company (ACC), na Itália
Planejamento é reforçar setor de baterias da companhia
De forma conjunta, a Stellantis anunciou a parceria nos planos de crescimento da Automotive Cells Company (ACC). De acordo com a empresa, o projeto é transformar a planta Industrial de Termoli, da Stellantis na Itália em uma nova instalação de baterias e finaliza o acordo para incluir a Mercedes-Benz, como um novo parceiro igualitário ao lado de TotalEnergies/Saft e Stellantis.
Ainda de acordo com a Stellantis, a parceria tende a aumentar a capacidade industrial da ACC para ao menos 120 gigawatts-hora(GWh) até 2030 e ampliar o desenvolvimento e a produção de células e módulos de bateria de alto desempenho de última geração.
“Somos gratos a todos os envolvidos neste investimento para garantir o futuro da grande comunidade em Termoli”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Transformar a fábrica existente para ajudar a apoiar um futuro mais sustentável posiciona a ACC como líder europeu na fabricação de baterias e reafirma, graças à colaboração com o Ministério do
Desenvolvimento Econômico, o papel da Itália no apoio à transformação da Stellantis em uma empresa de tecnologia de mobilidade sustentável”.
Leia Também
• Nordeste possui uma em cada três motocicletas emplacadas no Brasil
• Carro sem bateria? Veja os pontos gratuitos de recarga para veículos elétricos na RMR
• Porsche anuncia recorde em vendas e projeta mais 80% dos novos veículos elétrico até 2030
Como parte do plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis anunciou planos para ter vendas anuais globais de cinco milhões de veículos elétricos à bateria também até 2030, atingindo 100% do mix de vendas de carros de passeio BEV na Europa e 50% de carros de passeio e comerciais leves nos Estados Unidos. A Stellantis também aumentou a capacidade planejada de produção de baterias em 140 GWh, para aproximadamente 400 GWh, apoiada por cinco gigafábricas juntamente com contratos de fornecimento adicionais
A Automotive Cells Company foi fundada pela Stellantis e TotalEnergies/Saft em agosto de 2020 e a conclusão da operação está sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo aprovações regulatórias.