Logo Folha de Pernambuco

Stellantis investe em fábrica de baterias da Automotive Cells Company (ACC), na Itália

Planejamento é reforçar setor de baterias da companhia

Fábrica na Itália - Divulgação/Stellantis

De forma conjunta, a Stellantis anunciou a parceria nos planos de crescimento da Automotive Cells Company (ACC). De acordo com a empresa, o projeto é transformar a planta Industrial de Termoli, da Stellantis na Itália em uma nova instalação de baterias e finaliza o acordo para incluir a Mercedes-Benz, como um novo parceiro igualitário ao lado de TotalEnergies/Saft e Stellantis.

Ainda de acordo com a Stellantis, a parceria tende a aumentar a capacidade industrial da ACC para ao menos 120 gigawatts-hora(GWh) até 2030 e ampliar o desenvolvimento e a produção de células e módulos de bateria de alto desempenho de última geração.

“Somos gratos a todos os envolvidos neste investimento para garantir o futuro da grande comunidade em Termoli”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Transformar a fábrica existente para ajudar a apoiar um futuro mais sustentável posiciona a ACC como líder europeu na fabricação de baterias e reafirma, graças à colaboração com o Ministério do
Desenvolvimento Econômico, o papel da Itália no apoio à transformação da Stellantis em uma empresa de tecnologia de mobilidade sustentável”.

Como parte do plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis anunciou planos para ter vendas anuais globais de cinco milhões de veículos elétricos à bateria também até 2030, atingindo 100% do mix de vendas de carros de passeio BEV na Europa e 50% de carros de passeio e comerciais leves nos Estados Unidos. A Stellantis também aumentou a capacidade planejada de produção de baterias em 140 GWh, para aproximadamente 400 GWh, apoiada por cinco gigafábricas juntamente com contratos de fornecimento adicionais

A Automotive Cells Company foi fundada pela Stellantis e TotalEnergies/Saft em agosto de 2020 e a conclusão da operação está sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo aprovações regulatórias.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Newsletter