Stellantis vai trazer elétricos ao Brasil, e espera aumento da produção nacional

Stellantis já firma parceria para instalação de pontos de recarga para veículos elétricos - Divulgação/Stellantis

O grupo Stellantis vai trazer ao Brasil ainda este ano testes com veículos elétricos das quatro marcas que compõem a empresa (Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën). A expectativa é de saber como o mercado brasileiro vai se adaptar a automóveis deste tipo. Quanto à produção de unidades dos carros este ano, a Stellantis deverá encerrar 2021 com 2,4 milhões de unidades produzidas, um número melhor que o do ano passado, quando 1,9 milhões foram entregues. 

Em relação aos veículos elétricos, o presidente da Stellantis para América do Sul, Antonio Filosa, aponta que essa é uma tendência mundial, e que no Brasil o grupo irá importar quatro modelos, das quatro marcas que integram a Stellantis. 

“A eletrificação cresce cada vez mais, principalmente na Ásia e Europa, com discussão de marcos regulatórios nos Estados Unidos. Aqui no Brasil deve demorar um pouco mais em comparação com o resto dos países. Vamos importar carros de todas as marcas, para entender o quanto o mercado é acolhedor a essas tecnologias. No Brasil primeiro vamos testar no mercado, cerca de 5 a 6 anos, ainda não tem nada definido. Até o final do ano deve chegar o 500, da Fiat, a Jeep Compass, assim como um Peugeot e outro Citroën, tudo será materializado com novidade em infraestrutura”, declarou. 

Produção
Com 400 mil veículos a menos que o ano de 2018, onde foi registrado um bom patamar de produção, a expectativa da produção deste ano é para que as marcas Peugeot e Citroën possam contribuir para o aumento da produção, como conta Antonio Filosa. 

“A pandemia impactou sim o mercado, as projeções eram mais pessimistas, mas ainda assim o ano foi difícil. Ainda esse ano não vamos recuperar nos níveis de 2018, quando fechamos perto de 2,8 milhões de unidades, e esse ano deveremos fechar com 400 mil carros a menos. Estamos comprometidos com o crescimento da Peugeot e Citroën, o que fizemos com Fiat e Jeep podemos repetir nas marcas francesas”, disse. 

O presidente da Stellantis para América do Sul também destaca que mais um lançamento do grupo deverá acontecer este ano, da Peugeot ou Citroen, no modelo de SUV. “É um lançamento importante de um carro que será produzido no Brasil”, comentou. 

Pernambuco
Antonio Filosa conta ainda que a fábrica de Goiana está atuando para que consiga garantir a produção do 4º modelo produzido no Estado. O novo veículo que deve chegar ao mercado em 2021 é o Commander, que será um SUV premium com capacidade para sete lugares (três fileiras).

“Goiana está a todo vapor, sempre tem gargalos a serem resolvidos, mas nada determinante ou negativo. O lançamento está confirmado, e vamos tentar continuar a contornar para não impactar no lançamento”, disse. 

Veja também

Hezbollah dispara mais de 100 mísseis contra o norte de Israel
guerra no oriente médio

Hezbollah dispara mais de 100 mísseis contra o norte de Israel

DNA de 10.000 anos atrás é decodificado pela primeira vez na África do Sul
CIÊNCIA

DNA de 10.000 anos atrás é decodificado pela primeira vez na África do Sul

Newsletter