SUV BMW X1 chega na terceira geração trazendo mais conforto e tecnologia em três versões

O compacto premium estreia com 700 unidades importadas e será fabricado no Brasil a partir de abril

BMW X1 vem com duas opções de motor turbo, o 1.5 e o 2.0, e três de acabamento. - Divulgação/BMW

BMW fez o lançamento comercial do modelo X1 2023, apresentando a nova geração do SUV compacto para clientes em todas as suas concessionárias. A princípio serão comercializadas as 700 unidades vindas da Alemanha, mas, a partir do mês que vem, as o modelo de entrada da marca começa a ser feito em Araquari, em Santa Catarina.

Para o Brasil, vem com duas opções de motor turbo, o 1.5 e o 2.0, e três de acabamento. A linha começa com a versão sDrive 18i, que tem preço sugerido de R$ 296.950. Depois, passa para as opções 2.0, que ganharam 20 cv ante o propulsor usado anteriormente. O sDrive 20i XLine sai por R$ 328.950 e o sDrive 20i MSport, por R$ 349.950.

BMW X1Três versões: sDrive 18i, 20i XLine e 20i MSport. Divulgação/BMW

Design

As novas versões vem com 4,5 metros e comprimento 2 cm extras no entre-eixos (2,69 m), 2 cm na largura (1,84 m) e 1,64 m de altura.

O design vem com muitos vincos, principalmente na parte dianteira. A grade ficou em um tamanho adequado, abrindo e fechando de acordo com a velocidade, para melhorar a aerodinâmica. O mesmo acontece na entrada de ar no para-choque, consideravelmente larga.

A cabine traz um estilo próprio, seguindo a combinação de duas telas lado a lado, uma de 10,2 polegadas para o painel de instrumentos e outra de 10,7 polegadas para a multimídia. A lista de equipamentos é bem extensa, com ar-condicionado digital de três zonas, head-up display, teto solar panorâmico, sistema de som Harman-Kardon, carregador wireless e Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

BMW X1 RodaRodas têm 18" na versão 18i, 19" na XLine e 20" na MSport.Divulgação/BMW

Lateralmente, as rodas têm 18" na versão 18i, 19" na XLine e 20" na MSport. Os para-lamas trazem formato levemente quadrado e são pintados na cor da carroceria. O porta-malas, com 476 litros de capacidade, tem abertura elétrica. Já os faróis de led são mais estreitos e as entradas de ar têm a função aerodinâmica, jogando o vento para as rodas dianteiras.

 As maçanetas agora estão embutidas e o porta-malas, com 476 litros de capacidade, tem abertura elétrica. Já o volante multifuncional tem comandos para o multimídia e os sistemas de assistência.

Embaixo do console suspenso há amplo espaço para colocar objetos. Agora os porta-copos ficam posicionados entre ele e o carregador de smartphones sem fio. Um dos itens que dão charme e muita iluminação à cabine é o teto solar panorâmico. E por falar em iluminação, a cabine tem sistema personalizável. Dá para mudar a cor das luzes da porta e dos painéis - colocando tons de laranja ou azul, por exemplo.

Motor

Na versão sDrive18i GP, o motor é o 1.5 turbo de três cilindros, que gera 156 cv e 23,4 kgfm. De acordo com informações da BMW, o SUV vai de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e atinge velocidade máxima de 236 km/h. Nas configurações sDrive20i X-Line e sDrive20i M Sport adotam o 2.0 turbo de quatro cilindros, entregando 204 cv e 30,6 kgfm. Nos dois casos, a transmissão é a automatizada Steptronic de dupla embreagem e 7 marchas.

De acordo com a BMW, os 20 cv (a potência é de 204 cv) extras são resultado de mudanças no sistema de injeção e em componentes elétricos do motor, que é apenas a gasolina.

A tração do X1 é dianteira, então ele tem uma pequena tendência a sair de frente nas curvas mais fechadas em velocidades altas.

Tecnologia

BMW X1A tela multimídia não tem mais botões, é sensível ao toque e tem um assistente de voz com inteligência artificial. Divulgação/BMW

A BMW considera que o novo fascínio do automóvel está mais na experiência virtual, com conectividade total, do que nos aspectos mecânicos.

A tela multimídia não tem mais botões e é acionado no console. Ela é sensível ao toque, além de ter um assistente de voz com inteligência artificial da própria BMW. O quadro de instrumentos também fica integrado à central multimídia em duas telas curvas, direcionadas ao motorista.

Os bancos tem excelente acomodação e os dianteiros podem vir com massageador, recurso acionado também nessa interface.

O telefone celular agora fica em posição vertical, graças ao inteligente compartimento de carregamento por indução, que foi instalado em uma posição que deixa o aparelho com a tela voltada ao motorista. Há quatro entradas USB do tipo C na cabine, duas para os ocupantes da frente e duas para os de trás. Android Auto e Apple CarPlay têm conexão sem fio.

Outro destaque fica por conta do navegador GPS com realidade aumentada. Na função 3D, ele exibe detalhes das cidades - como edifícios e rios - em desenhos bem realistas. E, na versão M Sport, mostra imagens da câmera dianteira, junto com grandes setas de indicação, quando o motorista está se aproximando de uma conversão. Entre os assistentes à condução, há o auxílio às manobras de estacionamento.

Desde a versão de entrada ele vem com câmera 360 graus, 6 airbags e assistente de estacionamento.

O acionamento do ar-condicionado é agora no multimídia. O acesso à temperatura está sempre fixo na tela.

Funcionalidade

BMW X1Câmbio é automatizado com sete marchas e duas embreagens. As opções de condução são: eficiente, esportivo e personal.Divulgação/BMW

O câmbio é automatizado de sete marchas e duas embreagens. Os modelos de condução são o eficiente, o esportivo e o personal, nome dado à BMW a seu personalizável, onde é possível colocar a ação de cada componente em um comportamento diferente. No modo esportivo, a direção fica ainda mais pesada, aumentando a ótima aptidão que o carro tem de fazer curvas com eficiência e muita firmeza na carroceria.

A alavanca convencional do câmbio foi trocada por teclas, e o botão "P" é tanto para a posição da transmissão quanto para o freio de estacionamento elétrico.  Os eficientes freios são a discos ventilados na frente e atrás.

Segundo a BMW, a previsão para a chegada do X1 elétrico no Brasil é no segundo semestre deste ano.

Veja também

Will Smith retribui presente de fã carioca
CELEBRIDADES

Will Smith retribui presente de fã carioca

PIB da Alemanha pode ter estagnação ou leve contração no 3º trimestre, avalia Bundesbank
alemanha

PIB da Alemanha pode ter estagnação ou leve contração no 3º trimestre, avalia Bundesbank

Newsletter