Logo Folha de Pernambuco

SUVs de luxo: saiba 5 modelos que vão ser lançados no Brasil em 2025

Cinco marcas apostam no segmento queridinho do momento para o próximo ano; confira

Audi Q5 é um dos SUVs de luxo que vão aportar no Brasil neste ano - Audi/Divulgação

Segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), os SUVs representam uma fatia significativa das vendas totais no Brasil, com cerca de 48%, e o segmento vai continuar em destaque em 2025.

Não à toa, cinco marcas apostam em modelos de luxo que vão ser lançados no País este ano. Confira!

Audi Q5
O Audi Q5 deve chegar ao Brasil com sistema híbrido leve (MHEV) com motor 2.0 de 2024 cv, que pode vir na configuração a gasolina ou diesel.

Na versão esportiva SQ5, a aposta vai no motor V6 3.0 turbo de 367 cv. A autonomia elétrica pode chegar a cerca de 100 km.

No design, ele vai contar com traços mais modernos e tecnológicos, ganhando faróis Matrix LED, nova grade remodelada e lanternas de OLED por toda a extensão da traseira.

BMW X3

BMW X3.
BMW X3 deve contar com três versões  | Foto: BMW/Divulgação

A BMW X3 vai ganhar novo visual, mas a base é da carroceria anterior e vai contar com o conceito Vision Neue Klasse X. A famosa grade continua com contorno iluminado já conhecido dos consumidores da marca.

A versão topo de linha, a M50 xDrive, vem com motor seis cilindros 3.0 turbo com sistema micro-híbrido de 48 volts. São 398 cv e zero a 100 km/h em 4,6 segundos.

Na configuração híbrida plug-in vai ter o 30e xDrive, com 299 cv. A autonomia é até 90 km no modo elétrico.

Já a versão de entrada, a X3 20 xDrive, tem sob o capô um motor quatro cilindros MHEV com 208 cv.

Mercedes-AMG GT

Mercedes-AMG GT.
Mercedes-AMG GT vem com versão de motor V8 biturbo  | Foto: Mercedes-AMG/Divulgação

O design do novo Mercedes-AMG GT vai trazer linhas mais modernas do que o antecessor, mas, no geral, vão ser bem parecidos.

A versão híbrida plug-in vai ter um diferencial de um bocal de carregamento logo abaixo da lanterna esquerda.

Já na motorização, o carro vai contar com o motor 2.0 turbo híbrido leve no esportivo na versão 43, com 416, 51 mkgf e tração traseira.

O motor V8 4.0 biturbo vai equipar as versões 55 e 63, fornecendo 475 cv e 71,4 mkgf (com zero a 100 km/h em 3,8 s) e 585 cv e 81,5 mkfg (zero a 100 km/h em 3,1 s), respectivamente.

A S E Performance híbrida plug-in, versão de luxo do modelo, vai contar com uma potência de 816 cv, que atinge 100 km/h em 2,8. A marca, no entanto, ainda não bateu o martelo de qual versão vai ser comercializada no Brasil.

Porsche 911 GTS

Porsche 911 GTS.
Porsche 911 GTS vai ser o primeiro híbrido da história | Foto: Porsche/Divulgação

Um modelo que já está em pré-venda no País, apesar das primeiras unidades só chegarem no primeiro trimestre, é o Porsche 911 T-Hybrid.

O carro tem dois motores elétricos. O primeiro é um que fica entre o rotor da turbina e o compressor fazendo com que a aceleração instantânea do turbocompressor que cria uma pressão de sobrealimentação, diminuindo o turbolag.

O segundo é acoplado exclusivo na versão GTS com carrocerias cupê e conversível, que tem função de auxiliar o motor boxer turbinado de agora 3,6 litros. A potência é de 541 cv e 66,2 mkgf com 54 cv e 15,3 mkgf extras. Ele promete o 0 a 100 km/h em apenas três segundos.

Exclusivo na versão GTS com carrocerias cupê e conversível, é o primeiro 911 híbrido da história.

Ambas têm preço inicial de R$ 1.127.000 e R$ 1.174.000, respectivamente.

Volvo EX90

Volvo EX90
Volvo EX90 | Foto: Volvo/Divulgação

Fechando a lista, talvez o carro mais caro da Volvo chegue ao País neste ano. Estamos falando de EX90, um SUV elétrico com preço estimado de R$ 700.000.

O carro conta com dois motores elétricos com 524 cv de potência e mais de 90 mkgf de torque. O 0 a 100 km/h promete ser em 4,9 segundos.

Já a bateria é de 111 kWh com autonomia de 600 km (WLTP) – pelo rígido Inmetro, o número deve descer para 450 km/h, mas nada que tire a performance dos 2,5 toneladas de carro.

O EX90 ainda vem com uma boa tecnologia embarcada, LiDar, radares e sensores, além de contar com atualizações pela nuvem.

Veja também

Sport inicia Copinha com vitória diante do Cascavel-PR
Futebol de base

Sport inicia Copinha com vitória diante do Cascavel-PR

Motorista com sinais de embriaguez bate carro em placa de sinalização na av. Rui Barbosa, no Recife
Recife

Motorista com sinais de embriaguez bate carro em placa de sinalização na av. Rui Barbosa, no Recife

Newsletter