SUVs de luxo: saiba 5 modelos que vão ser lançados no Brasil em 2025
Cinco marcas apostam no segmento queridinho do momento para o próximo ano; confira
Segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), os SUVs representam uma fatia significativa das vendas totais no Brasil, com cerca de 48%, e o segmento vai continuar em destaque em 2025.
Não à toa, cinco marcas apostam em modelos de luxo que vão ser lançados no País este ano. Confira!
Leia Também
• CCJ do Senado aprova custeio de habilitação para pessoa de baixa renda
• NX 350h F-Sport: testamos o elegante SUV híbrido de luxo da Lexus; confira detalhes
• Tendências do setor automotivo no Brasil: o que esperar em 2025?
Audi Q5
O Audi Q5 deve chegar ao Brasil com sistema híbrido leve (MHEV) com motor 2.0 de 2024 cv, que pode vir na configuração a gasolina ou diesel.
Na versão esportiva SQ5, a aposta vai no motor V6 3.0 turbo de 367 cv. A autonomia elétrica pode chegar a cerca de 100 km.
No design, ele vai contar com traços mais modernos e tecnológicos, ganhando faróis Matrix LED, nova grade remodelada e lanternas de OLED por toda a extensão da traseira.
BMW X3
A BMW X3 vai ganhar novo visual, mas a base é da carroceria anterior e vai contar com o conceito Vision Neue Klasse X. A famosa grade continua com contorno iluminado já conhecido dos consumidores da marca.
A versão topo de linha, a M50 xDrive, vem com motor seis cilindros 3.0 turbo com sistema micro-híbrido de 48 volts. São 398 cv e zero a 100 km/h em 4,6 segundos.
Na configuração híbrida plug-in vai ter o 30e xDrive, com 299 cv. A autonomia é até 90 km no modo elétrico.
Já a versão de entrada, a X3 20 xDrive, tem sob o capô um motor quatro cilindros MHEV com 208 cv.
Mercedes-AMG GT
O design do novo Mercedes-AMG GT vai trazer linhas mais modernas do que o antecessor, mas, no geral, vão ser bem parecidos.
A versão híbrida plug-in vai ter um diferencial de um bocal de carregamento logo abaixo da lanterna esquerda.
Já na motorização, o carro vai contar com o motor 2.0 turbo híbrido leve no esportivo na versão 43, com 416, 51 mkgf e tração traseira.
O motor V8 4.0 biturbo vai equipar as versões 55 e 63, fornecendo 475 cv e 71,4 mkgf (com zero a 100 km/h em 3,8 s) e 585 cv e 81,5 mkfg (zero a 100 km/h em 3,1 s), respectivamente.
A S E Performance híbrida plug-in, versão de luxo do modelo, vai contar com uma potência de 816 cv, que atinge 100 km/h em 2,8. A marca, no entanto, ainda não bateu o martelo de qual versão vai ser comercializada no Brasil.
Porsche 911 GTS
Um modelo que já está em pré-venda no País, apesar das primeiras unidades só chegarem no primeiro trimestre, é o Porsche 911 T-Hybrid.
O carro tem dois motores elétricos. O primeiro é um que fica entre o rotor da turbina e o compressor fazendo com que a aceleração instantânea do turbocompressor que cria uma pressão de sobrealimentação, diminuindo o turbolag.
O segundo é acoplado exclusivo na versão GTS com carrocerias cupê e conversível, que tem função de auxiliar o motor boxer turbinado de agora 3,6 litros. A potência é de 541 cv e 66,2 mkgf com 54 cv e 15,3 mkgf extras. Ele promete o 0 a 100 km/h em apenas três segundos.
Exclusivo na versão GTS com carrocerias cupê e conversível, é o primeiro 911 híbrido da história.
Ambas têm preço inicial de R$ 1.127.000 e R$ 1.174.000, respectivamente.
Volvo EX90
Fechando a lista, talvez o carro mais caro da Volvo chegue ao País neste ano. Estamos falando de EX90, um SUV elétrico com preço estimado de R$ 700.000.
O carro conta com dois motores elétricos com 524 cv de potência e mais de 90 mkgf de torque. O 0 a 100 km/h promete ser em 4,9 segundos.
Já a bateria é de 111 kWh com autonomia de 600 km (WLTP) – pelo rígido Inmetro, o número deve descer para 450 km/h, mas nada que tire a performance dos 2,5 toneladas de carro.
O EX90 ainda vem com uma boa tecnologia embarcada, LiDar, radares e sensores, além de contar com atualizações pela nuvem.