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Tarifas automotivas: confira quais montadoras vão sofrer mais impactos com as medidas de Trump

Com tarifas de 25% impostas pelos EUA, marcas ao redor do mundo podem ter prejuízos bilionários

A Alemanha é o país que mais vai sofrer a exposição a esse novo processo tarifárioA Alemanha é o país que mais vai sofrer a exposição a esse novo processo tarifário - FreePik/Reprodução

O presidente americano Donald Trump tem causado tumulto na economia mundial. Isso porque, a partir do dia 3 de abril, o governo americano prometeu dar início a um “tarifaço” adicional de 25% nas importações.

Um dos setores que vão sofre mais impactos com essa decisão é o de veículos. Diversas montadoras ao redor do mundo podem sofrer prejuízos bilionários e com isso, consequentemente, os valores dos automóveis tendem a aumentar, e muito.

A Alemanha, por exemplo, é o país que mais vai sofrer a exposição a esse novo processo tarifário. Em 2024, os EUA importaram US$ 24,8 bilhões em veículos novos do país, quase metade dos US$ 52,3 bilhões totais enviados pelo bloco.

Porsche e Mercedes-Benz, que assim como outras montadoras alemãs que tem fábricas nos EUA, onde produzem veículos tanto para consumidores locais quanto para exportação, serão as mais impactadas.

Elas devem enfrentar um possível prejuízo de € 3,4 bilhões (US$ 3,7 bilhões) com as novas tarifas dos EUA sobre carros importados. Para compensar o impacto, as montadoras podem ter que aumentar os preços ou transferir mais produção para os EUA.

Confira abaixo qual deve ser o impacto de cada montadora pelo ataque comercial do governo dos EUA:

Porsche
A montadora alemã deve ser a mais exposta às tarifas de Trump. Os concessionários da Porsche nos EUA dependem inteiramente de importações, já que a fabricante não possui fábricas no país.

Com um valor de mercado em torno de € 44 bilhões, a Porsche, que tem sua sede na cidade alemã de Stuttgart, agora vale menos da metade do que em maio de 2023, quando suas ações atingiram o pico após um dos maiores IPOs da Europa em anos. A forte desvalorização aumenta a pressão sobre o CEO Oliver Blume, que comanda tanto a Porsche quanto a Volkswagen.

Nissan
A japonesa vem enfrentando dificuldades no mercado, e com o tarifaço pode chegar a reduzir cerca de 56% em seu lucro operacional.

Subaru
Também do Japão, a Subaru ainda não divulgou medidas concretas, mas pode ter uma queda de 23% no lucro operacional de 2026.

Hyundai
A Hyundai pode ser uma das mais prejudicadas. Apesar de possuir fábricas no Alabama e na Geórgia e ter anunciado um plano de expansão de US$ 21 bilhões nos Estados Unidos, a montadora e sua afiliada Kia podem ter que pagar até 10 trilhões de wons (US$ 7 bilhões) por ano em tarifas aos EUA se a alíquota de 25% for aplicada, o que representa quase 40% do lucro operacional total das montadoras em 2024.

Toyota
Mesmo com quatro fábricas de montagem nos EUA, a montadora japonesa Toyota ainda importa cerca de metade dos veículos que vende nos EUA.

As tarifas podem reduzir em 6% o lucro operacional estimado da Toyota para o ano fiscal de 2026.

Stellantis
A Stellantis possui uma rede de produção estabelecida nos EUA, fabricando modelos da Jeep, Dodge, Chrysler e Ram. No entanto, também será impactada, pois produz os SUVs Jeep Compass e Wagoneer S no México, além das minivans Chrysler Pacifica no Canadá e dos modelos compactos Dodge Hornet e Fiat 500 na Itália.

Renault
A francesa Renault é a menos impactada, pois suas vendas são majoritariamente concentradas na Europa.

BMW
A BMW afirmou no início deste mês que espera que os conflitos comerciais entre os Estados Unidos Europa e China custem cerca de € 1 bilhão (US$ 1,078 bilhão) à montadora este ano, mas essa estimativa não incluía as novas tarifas de Trump.

Ford
A Ford também pode ser menos impactada que alguns concorrentes pelas novas tarifas de Trump, já que cerca de 80% dos carros que vende nos EUA são produzidos no país. Mesmo assim, enfrentará alguma dificuldade, já que a montadora fabrica a picape Maverick, o SUV Bronco Sport e o Mustang Mach-E elétrico no México.

Tesla
A fabricante de veículos elétricos de Elon Musk possui grandes fábricas na Califórnia e no Texas que produzem todos os carros que vende nos EUA, protegendo-a em grande parte das novas tarifas de Trump sobre importações de automóveis e componentes essenciais. Mesmo assim, o próprio Musk reconheceu que a Tesla não sairá totalmente ilesa.

Em uma publicação no X na quarta-feira, ele afirmou que as tarifas terão um impacto “significativo” na empresa. Em outra postagem, acrescentou que os preços das peças importadas usadas pela Tesla sofrerão um impacto “não trivial.”

Entre 60% e 75% dos componentes da Tesla são fabricados nos EUA, dependendo do modelo, segundo um documento de 2024 da Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos EUA.

A maior parte dos componentes restantes vem do México. No entanto, o valor total das peças importadas não foi especificado, tornando incerto o impacto financeiro das tarifas sobre a Tesla.

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