Telas: aumenta a procura por recursos multimídia
Estudo diz que motoristas têm preferência por entretenimento audiovisual, principalmente para crianç
A cada lançamento de veículos, novos recursos tecnológicos surgem para dar uma experiência dentro da cabine mais confortável ao motorista e passageiros. A central multimídia é um dos itens que mais chamam a atenção do consumidor que preza pela tecnologia embarcada na hora da escolha do veículo.
De acordo com pesquisa da empresa de tecnologia audiovisual, Distribuidora de Tecnologia e Segurança (DTS), os motoristas querem ainda mais serviços de entretenimento a bordo dos carros.
Mais da metade dos participantes do estudo afirmou que tem interesse em ter telas com entretenimento tanto na cabine dianteira quanto nos bancos traseiros dos veículos.
Leia Também
• Citroën C3 Aircross: testamos o SUV espaçoso de 7 lugares que entrega bastante performance
• Multa com carro parado? Sim, é possível
• Basalt 2025: Citroën faz lançamento do SUV Coupé no Brasil; veja quando começa a ser vendido
Vídeos do YouTube e TikTok, por exemplo, são os tipos de entretenimento mais acessados.
Em 2022, a porcentagem de pessoas que desejavam ter recursos para vídeos no carro era de 31%, mas, agora, cresceu para 39%
Audiovisual
Conforme a pesquisa, o rádio ainda continua o preferido dos motoristas, até também devido ao custo benefício. Já as telas para vídeos são mais procuradas por donos de carro de luxo.
“Embora a maioria dos principais recursos importantes sejam voltados no áudio, vemos potencial para se destacar no fornecimento de experiência de vídeo de alta qualidade para os consumidores”, diz o estudo.
O entretenimento das crianças é um dos fatores principais para a procura por telas nos veículos. Dados do relatório da DTS apontam que vídeos curtos do YouTube e do TikTok são os mais vistos pelos consumidores em trajetos curtos.
Já durante as viagens mais longas, a preferência vai para filmes, programas de TV e o uso do streaming, como a Netflix.
Tendências
Durante a pesquisa, a empresa também fez uma projeção de como os consumidores imaginam e querem que sejam os carros nos próximos cinco anos.
Cerca 84% acredita que os veículos serão mais autônomos e totalmente automatizados, enquanto 64% acredita que muitos vão deixar de comprar carros e optar pelos serviços de compartilhamento de carro ou de corridas por aplicativo.
Em ambos casos, os motoristas optaram por recursos audiovisuais integrem para equipar os veículos.