Test drive: Fiat Toro Ultra 2024 vale a pena? Veja prós e contras do modelo
Versão topo de linha da picape, a Toro Ultra agrada na performance on e off road
O blog FMotors fez o test drive da Fiat Toro Ultra 2024, uma das líderes de mercado no segmento de picapes e que é fabricada no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.
A versão é uma das topo de linha do modelo, que vem com motor 2.0 16V turbo diesel com 357 Nm de torque e 170 cv combinado ao sofisticado e eficiente câmbio automático de última geração de nove marchas, além da tração 4x4.
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Com a chegada da Fiat Titano e da Ram Rampage, a montadora teve que aprimorar os detalhes da picape para que ela ainda seja uma opção atraente para o público.
A começar pelo design, ainda mais robusto, porém garantindo mais sofisticação alinhada ao conforto e esportividade já característicos do modelo.
Na frente, já se destaca a moldura em preto brilhante com formato hexagonal da grade frontal. Os detalhes em vermelho no logo da Fiat escurecido e no friso decorativo deixam o carro mais elegante, principalmente quando contrasta com a cor Azul Jazz do modelo que foi testado.
A Fiat Toro Ultra traz conjunto de faróis alongados e sinuosos com luzes de direção full LED e DRL. As rodas são pretas de até 18 polegadas diamantadas, exclusivas para os pneus Off-Road da versão Ultra.
Quando se trata de picape, uma das partes que mais interessa é a caçamba. A da Fiat Toro tem expressivos 937 litros com capota rígida, sendo capaz de carregar até uma tonelada (1.000 kg), além de 400 kg de reboque.
No interior, a sofisticação começa no Design Black, com interior escurecido do teto ao chão da cabine. Os bancos são em couro com costuras em vermelho, exclusivo da versão Ultra. Porém, o ajuste elétrico fica apenas para o banco do motorista.
Apesar de um volume de porta-objetos satisfatório, faz falta um console mais alto e, talvez, um freio de mão eletrônico deixaria o carro mais sofisticado.
A versatilidade permanece intacta, e as dimensões da Toro seguem as mesmas para todas as versões: 4.945 mm de comprimento, 1.845 mm de largura e 1.678 mm de altura.
Tecnologia
Nesse quesito, o que chama atenção é a central multimídia 10,1”, que vem na posição vertical, e conta com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay.
Pontos positivos para o ar-condicionado, que é dual zone, a câmera de ré, o acionamento automático do para-brisa e também para as opções de carregamento, que vem com entrada USB e USB-C e por indução na parte da frente da cabine. Já a segunda fileira conta apenas com uma entrada USB e sem saída de ar.
O modelo também dá a opção de escolher em qual tração você quer dirigir. Se na normal 4x2 para circular na cidade, ou 4X4 e 4X4 reduzida para estrada e terreno mais hostis.
Segurança
O pacote de segurança da Toro, por sua vez, é reduzido. Ele inclui apenas frenagem automática de emergência, aviso de saída de faixa com correção, sensores de aproximação ao redor do carro e farol alto automático.
Preço
As últimas unidades diponíveis da Fiat Toro Ultra Turbodiesel 4x4 AT9 Diesel custam, em média, R$ 214.990.
Vale a pena?
No geral, é um carro com ótima dirigibilidade, confortável e com bastante força.
O consumo urbano é de 10,1 km/l e o rodoviário é de 12,6 km/l.
O 0 a 100 km/h um pouco mais lento, de 11,9 segundos, devido ao peso e também por ser a diesel.
Apesar do combustível garantir mais torque, ele acaba prejudicando um pouco o crescimento da velocidade. Nessa configuração, ele acaba privilegiando as marchas mais altas, fazendo a rotação do motor ficar mais baixa, o que traz economia de combustível, mas deixa o carro um pouco mais lento.
Isso fica perceptível nas retomadas, e é possível sentir que a picape fica um pouco mais devagar, porém depois consegue desenvolver bem tanto no on quando no off road.
Sendo um carro versátil que alinha robustez e conforto, ele vai bem no asfalto por ter um tamanho ótimo para rodar pelos centros urbanos, já que passa bem por buracos e desníveis, além de ter uma maior estabilidade em curvas, sendo indicado para o dia a dia quanto para pequenas e longas viagens.
Na terra, cumpre bem sua função de picape, sendo uma boa opção para quem trabalha com cargas e precisa encarar diferentes tipos de solos e lama porque vence com tranquilidade obstáculos em engasgos, graças aos amortecedores, bem calibrados com o conjunto de suspensão traseira multilink.
Com uma das principais concorrentes como a Fiat Titano, que parte de R$ 219.990, e a Ram Rampage Rebel, que parte de R$ 254.990, a Fiat Toro Ultra se mostra uma boa opção de investimento.