Test-Drive Hyundai Creta Platinum: SUV proporciona conforto, mas equipamentos deixam a desejar
Com novo design, a versão garante desempenho, mas consumo é mediano; confira detalhes
A Hyundai apostou na reestilização do Creta, o terceiro SUV mais vendido do Brasil em 2024, com 69.116 modelos vendidos, ficando atrás apenas do líder Volkswagen T-Cross (83.990) e Chevrolet Tracker (69.431).
O Hyundai Creta 2025 tem a gama de cinco versões, que variam de R$ 147.390 a R$ 196.990. Testamos a versão intermediária, a Platinum 1.0 TGDI, cedida pela Hyundai Pateo Recife, que traz algumas novidades no design, tecnologia e desempenho.
Porém, no quesito equipamento, deixa um pouco a desejar, principalmente quando é preciso desembolsar R$ 178.990 para adquirir o modelo.
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Com um pacote tecnológico avançado, motorização equilibrada e um design renovado, além do posicionamento premium dentro da linha Creta, o carro compete diretamente com modelos como Jeep Renegade, Nissan Kicks Volkswagen T-Cross e Honda HR-V. Mas será que ele é a melhor opção da categoria? Confira abaixo!
Estilo, conforto e agilidade

O Hyundai Creta Platinum é um dos modelos mais cobiçados no segmento de SUVs compactos, e não é à toa.
Com um design moderno, tecnologia avançada e um desempenho que surpreende, o Creta Platinum se destaca como uma opção atraente para quem busca equilíbrio entre conforto, segurança e eficiência.
Dirigir o Hyundai Creta Platinum é uma experiência agradável. A primeira impressão é de um carro que oferece uma condução suave e confortável numa elevação já conhecida de 19 cm do solo, mas sem abrir mão de uma resposta ágil.
A posição elevada ao volante garante boa visibilidade, e a suspensão bem ajustada absorve bem as irregularidades do solo. A direção elétrica tem resposta precisa, facilitando a condução.
Em estradas, o Creta Platinum se mostra estável e silencioso, com um isolamento acústico que minimiza ruídos externos. Já em trânsito urbano, a direção leve e o bom campo de visibilidade facilitam manobras e estacionamentos.
As trocas de marchas são precisas e sem trancos, exceto em retomadas a velocidades mais elevadas, o que é de se esperar de um SUV compacto.
No entanto, em terrenos mais acidentados, a suspensão poderia ser um pouco mais robusta, já que o foco do carro é mais urbano do que off-road.
Motorização e desempenho
O Creta estreou a motorização 1.6 Turbo, mas apenas para versão topo de linha Ultimate. As demais, incluindo a Platinum, vem equipadas com motor 1.0l Turboflex GDI de injeção direta potência máxima de 120 cv, com torque máximo de 17,5 kgfm.
O câmbio é automático de seis marchas é bem ajustado, proporcionando aceleração firme e progressiva e trocas suaves, trazendo bom equilíbrio entre desempenho e eficiência, garantindo trocas suaves e sem solavancos.
A aceleração de 0 a 100 km/h fica na casa dos 9,3 segundos, o que é satisfatório para a categoria.
O motor entrega um desempenho adequado, sem ser esportivo, mas suficiente para viagens e passa a sensação de segurança na hora de realizar as devidas ultrapassagens.
Consumo
No quesito consumo, o Hyundai Creta Platinum apresenta números dentro da média do segmento e melhor do que o modelo 2024.
Isso porque agora ele garante 8,4 km/l na cidade e 9,0 km/l na estrada, com etanol no tanque. Usando gasolina, o rendimento é de 12 km/l e 12,7 km/l, respectivamente, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Já o consumo urbano, segundo o Inmetro, é de 7,1 km/l com etanol e 10,1 km/l com gasolina. Na estrada, fica em 8,1 km/l com etanol e 11,5 km/l com gasolina.
Esses números são inferiores aos do HR-V e do Taos, que oferecem motores turbo mais eficientes.
Design externo e interno

Não há mudanças significativas em relação às dimensões. O novo Hyundai Creta agora tem 4,33 metros de comprimento (+ 3 cm), mas segue com os mesmos 1,79 m de largura e 1,63 m de altura.
O design do Creta Platinum é um dos seus maiores trunfos. Na dianteira, as linhas arredondadas dão lugar a vincos mais quadrados. A grade agora é retangular e em preto brilhante, com as luzes diurnas (DRL) de LED logo abaixo do capô e interligadas por uma barra iluminada. Os detalhes cromados completam o visual sofisticado e, ao mesmo tempo, agressivo.
A traseira também traz um desenho mais "quadrado", com lanternas afiladas, também de LED, em arranjo horizontal e interligadas por um filete iluminado, além de ficarem em um nicho na cor preto brilhante.
As rodas de liga leve de 17 polegadas e os detalhes cromados completam o visual sofisticado. As linhas laterais são marcantes e agregam mais elegância ao SUV.
Por dentro, o painel do Creta 2025 foi praticamente todo transformado. O destaque vai para a chegada do ar-condicionado digital de duas zonas.
O acabamento é de alta qualidade, com materiais macios e um design minimalista. O volante é em couro e multifuncional, mas o ajuste é apenas de altura e manual.

Os bancos são confortáveis e em couro, mas o ajuste elétrico (e apenas no banco do motorista) ficou apenas para a versão topo de linha. Nas demais, são todos ainda manuais.
O espaço interno na média, com 2,61 m de entre-eixos, que garantem conforto, mas mais para os bancos da frente, do que para segunda fileira.
Comparado ao HR-V, que também tem um interior premium, o Creta se sai bem, mas perde em termos de espaço para pernas na segunda fileira. Já o Taos oferece um acabamento igualmente refinado, mas com um design mais conservador.
A cereja do bolo da sofisticação vai, é claro, para o teto solar panorâmico, que vem a partir da versão Platinum.

Porta-malas
O porta-malas continua agradando, com 422 litros de volume. Esse número supera o do Jeep Renegade (320 litros) e Volkswagen T-Cross (420 litros), mas fica atrás do Nissan Kicks (432 litros) e mais ainda dos 458 litros do HR-V.
Já rebatidos, os bancos aumentam a capacidade para 1.390 litros.
Tecnologia e Conectividade

Sem dúvidas, o painel de instrumentos digital e a central multimídia, ambos de 10,25 polegadas, semiflutuantes e integrados são os grandes destaques no novo Creta, e estão disponíveis a partir da versão Platinum, dando um aspecto de carro premium.
Porém, apesar das telas digitais chamativas, dois detalhes fazem o equipamento perder o brilho: o Apple CarPlay e Android Auto são apenas via cabo e a interface da central multimídia é nada intuitiva, fazendo com que se perca um certo tempo para entender e aprender a utilizar.

O Huyndai Creta 2025 conta ainda com carregador de celular por indução, uma entrada USB-A e uma USB-C na frente e outra para fileira de trás, tomada de 12 v, freio de estacionamento eletrônico, sistema BlueLink (que permite o controle remoto de diversas funções do veículo por meio de um aplicativo no celular), câmera 360°, seletor de modo de condução e sistema de som premium Bose.
Segurança

O novo Hyundai Creta continua a vir de fábrica com seis airbags, frenagem autônoma emergencial, assistente de permanência em faixa, monitoramento de pressão dos pneus, travas e vidros elétricos.
Contudo, o pacote ADAS de segurança ativa agora vem com ACC (controle de cruzeiro adaptativo, função Stop&Go e sensor de ponto cego (transmitindo a imagem da câmera lateral para o painel de instrumentos) a partir da versão Platinum, o que coloca o modelo em um alto nível dentro do segmento.
O carro conta, ainda, com detector de fadiga, faróis com acendimento automático e retrovisor lateral com rebatimento elétrico.
Vale a pena?

O Hyundai Creta Platinum se apresenta como uma boa escolha para quem busca um SUV equilibrado para quem prioriza design, conforto, tecnologia e segurança.
No entanto, apesar do desempenho ter melhorado, o consumo de combustível ainda fica um pouco abaixo da média, o que pode ser um empecilho para alguns compradores.
Se o foco for eficiência ou um desempenho mais esportivo, rivais como o Volkswagen T-Cross ou o Honda HR-V podem ser melhores opções.
É importante dizer que o novo Hyundai Creta evoluiu. Trocou o visual polêmico por linhas bem mais modernas e que parecem ter caído no gosto dos brasileiros, ficando no top 3 da sua categoria.
No comparativo, enquanto o T-Cross 1.0 turbo entrega melhor eficiência e o HR-V tem um acabamento mais refinado, o Creta se sobressai em tecnologia e segurança.
Já o Renegade, com motor turbo flex, tem mais força em estrada e off-road, mas perde em espaço interno e porta-malas.
O fator preço pode ser um entrave para que alguns compradores optem pelo Creta, especialmente quando comparado a modelos como o T-Cross ou Kicks, que oferecem propostas semelhantes por valores mais acessíveis.
No fim das contas, o Creta Platinum agrada pelo conjunto e é um dos melhores do segmento, apesar de precisar evoluir em alguns aspectos.
A decisão final vai depender das prioridades e perfil do consumidor.