Test Drive Jeep Commander: versão Overland Hurricane traz espaço, sofisticação e potência
Com 7 lugares, SUV é ideal para famílias grandes que presam pelo espaço sem abrir mão de performance
Grande e robusto! Não há outros adjetivos que melhor representem o Jeep Commander, que tem 4,77 m de comprimento, sendo generosos 2,79 m de distância entre os eixos, 1,68 m de altura, 2,04 m de largura e 1.685 kg. O modelo é fabricado no Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco.
Testamos a versão Overland de sete lugares e motor 2.0 turbo Hurricane a gasolina de 272 cv de potência e 400 Nm de torque, não sendo difícil compreender o porque que o SUV virou o queridinho de pais e mães com dois ou mais filhos.
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Isso porque o carro alia espaço, conforto e segurança, sem abrir mão da sofisticação e da força. Apesar de grande, a versão a gasolina tem desempenho satisfatório, fazendo um 0 a 100 km em excelentes sete segundos, sendo um dos mais rápidos do segmento.
Mas para melhor desempenho, o consumo, infelizmente, aumentou. O Commander 2.0 turbo a gasolina foi homologado no Inmetro com 8,2 km/l na cidade, mas na estrada o número não é um dos melhores. Apesar do câmbio de nove marchas, o carro faz apenas uns 10,2 km/l.
Alguns novos elementos ganham destaques no design externo do carro, como os faróis Full LED; nova grade, que tem as sete fendas características da Jeep com menor inclinação na parte superior, e a parte interna das barras trocou o padrão de colmeia por faixas horizontais; pneus 19 polegadas com sistema autovedante Seal Inside (capaz de prevenir 85% dos casos de perfurações com até 5mm localizadas na banda de rodagem); teto bitom; saídas duplas no escape — uma de cada lado; e badges indicando o nome da versão “Overland” e que é um SUV “4X4”.
Na parte interna, apesar de grande e espaçoso, os ocupantes das duas primeiras fileiras se dão melhor dentro da cabine.
Na primeira, o motorista e passageiro contam com bancos com ajustes elétricos, memória no assento do condutor, revestido em couro com acabamento em suede na cor marrom, exclusiva da versão, além de ar-condicionado dual zone, multimídia de 10,1 polegadas full digital HD com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay, carregamento por indução e entradas USB-A e USB-C.
Por lá, o condutor também pode acionar a abertura do teto solar panorâmico, que traz, ainda, mais requinte ao SUV.
Na segunda fileira, o espaço é bom e tem saídas de ar e de entradas USB-C e USB-A. Se forem apenas dois passageiros, a parte do meio tem a opção de virar encosto para os braços, além de dois espaços porta-copos.
Os bancos têm forração também em couro e tem trilhos corrediços/deslizantes, por onde se pode negociar o espaço com a terceira fileira
Apesar do entre-eixos de 2,79 m, se for preciso avançar o assento para ceder espaço à terceira fileira de bancos, o conforto fica comprometido.
O acesso à terceira fileira de bancos é um pouco desconfortável. É preciso rebater um dos lados dos bancos da segunda para entrar. O espaço, que não conta com saída de ar, apenas com uma entrada USB-A, é realmente indicado para crianças ou pessoas de baixa estatura, já que o assoalho é quase no mesmo nível do assento.
O interior do Jeep Commander 2025 Overland continua sendo um exemplo de bom acabamento, com suede e couro no painel, couro e material emborrachado nas portas dianteiras, tapetes acarpetados e bancos mesclando couro e suede.
Porta-mala
Se os bancos da terceira fileira estiverem ocupados, o porta-malas do Jeep Commander 2025 fica apenas com 233 litros de volume.
O quesito acabamento é um dos pontos fortes do Jeep Commander.
O espaço pode aumentar de acordo com a combinação escolhida, podendo chegar a 1.760 litros com o rebatimento da segunda e terceira fileiras de bancos.
- 7 ocupantes = 233 litros
- 6 ocupantes = 448 litros
- 5 ocupantes = 661 litros
- 4 ocupantes = 736 litros
- 2 ocupantes (motorista e passageiro) = 1.760 litros (até o teto)
Tração e segurança
O grandalhão tem tecnologia de condução semiautônoma de nível 2 de segurança, câmbio de nove velocidades e Tração 4x4.
Nessa configuração, o Jeep Commander se torna um SUV com uma pegada de esportivo. Ele é, por exemplo, três segundos mais rápido do que um sedã Volkswagen Jetta GLI 1 1.3 turbo.
O gigante parece que está sempre convidando o condutor para acelerar mais e contornar curvas de forma esportiva.
Falando em esportivo, o modelo merecia aquele “botão” para ativar o modo sport, o que deixaria a motorização e desempenho mais divertida.
Seja em subidas íngremes, ultrapassagens e retomadas, o conjunto mecânico tem fôlego para todo tipo de situação. Ainda mais com a Tração 4x4 Jeep Active Drive Low, sistema que dispõe de seletor de terrenos para um desempenho incomparável e a máxima capacidade em qualquer tipo de situação fora de estrada.
O sistema de tração conta, ainda, com um seletor de terrenos pelo qual o condutor tem à disposição os modos:
- Auto/Standard (detecta automaticamente a necessidade de acionamento da tração 4x4)
- Snow (para utilização em terrenos de baixa aderência, como por exemplo grama molhada e neve)
- Sand/Mud (apresenta calibração do acelerador otimizada para a performance em areia e lama).
Na segurança, os destaques do pacote de condução semiautônoma nível 2 vai para o centralizador de faixa e sensor que detecta se as mãos estão no volante.
Se o motorista tirar as mãos do volante, um alerta de cor amarela será exibido alguns segundos depois. Persistindo, o sinal visual fica vermelho e vem acompanhado de um bipe.
Ainda assim, se o motorista não colocar de volta as mãos no volante, o veículo entende que o motorista pode ter dormido. Então, aplica uma repentina e breve pressão nos freios para chamar atenção.
O Jeep Commander Overland 2.0 Turbo Hurricane ainda conta com piloto automático adaptativo com Stop&Go, 7 airbags, Jeep Traction Control+, Monitoramento de ponto cego, Hill Descent Control, reconhecimento de placas de trânsito, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas e comutação automática dos faróis.
Vale a pena?
O Jeep Commander Overland é uma das versões de topo do SUV de sete lugares, por mais de R$ 300 mil. Nessa categoria, é um carro que vale a pena pelo conforto, espaço e performance, além de excelente conjunto mecânico.
Principalmente para quem tem a família grande e gosta de um carro ágil, com direção mais dinâmica, o carro supre as necessidades.
O pacote de equipamentos é satisfatório, porém quem não quiser gastar tanto, pode optar pela mesma versão Overland equipada com o motor 1.3 turbo (T270), que custa cerca de R$ 44 mil a menos.
Não é, no entanto, um carro tão econômico e também não oferece tanto espaço na terceira fileira e porta-malas, se o carro estiver com todos os ligares ocupados.
Confira detalhes e preços de todas as versões:
Jeep Commander Overland Hurricane - R$ 311.290,00
Conjunto Ótico Full Led
Cluster Digital de 10,25”
Multimídia de 10,1”
Abertura elétrica do porta-malas
Espelhamento sem fio
Jeep Traction Control+
Tecnologias de condução semiautônoma Nível 2
Som Premium Harman Kardon de 9 alto-falantes + subwoofer e 450w
7 airbags
Monitoramento de ponto cego
Carregador de smartphone sem fio
Adventure Intelligence+ com Alexa Integrada
Rodas de liga leve 19” com pneus Seal Inside
Bancos e painel em couro e suede marrom exclusivo
Banco do motorista e passageiro elétrico
Teto solar panorâmico
Molduras inferiores na cor do veículo
Banco com memória de posição
Tração 4x4
Modo 4x4 Low
Seletor de terrenos
Hill Descent Control
Jeep Offroad Pages
Novo motor Hurricane 2.0T (272 CV de potência e 400 Nm de torque)
Performance Pages
Nova grade frontal
Novo design de roda
Saída dupla do escapamento
Jeep Commander Blackhawk | Novo motor Hurricane 2.0T Gasolina | Tração 4x4 - A partir de R$ 327.590,00
(todos os itens da versão Overland Hurricane +)
• Design exclusivo
• Acabamento escurecido: logotipos, grade e rodas
• Painel em suede preto e filme escurecido
• Bordado da versão nos bancos
• Rodas de 19” esportivas
• Pinças de freio vermelhas
• Cor exclusiva: cinza Sting Gray
Jeep Commander Longitude | Motor T270 Turbo Flex - A partir de R$ 219.990,00
• Conjunto Ótico Full Led
• Cluster Digital de 10,25”
• Multimídia de 10,1”
• Bancos em couro preto
• 6 airbags
• Abertura elétrica do porta-malas
• Rodas 18”
• Espelhamento sem fio
• Jeep Traction Control+
• Tecnologias de condução semiautônoma Nível 2
• Som Premium Harman Kardon de 9 alto-falantes + subwoofer e 450w
Opcional:
• Terceira fileira de assentos + banco do motorista com ajuste elétrico
Jeep Commander Limited | Motor T270 Turbo Flex – A partir de R$ 244.990,00
(todos os itens da versão Longitude T270 +)
• Bancos e painel em couro e suede preto
• 7 airbags
• Monitoramento de ponto cego
• Carregador de smartphone sem fio
• Adventure Intelligence+ com Alexa Integrada
Jeep Commander Overland | Motor T270 Turbo Flex - A partir de R$ 266.990,00
(todos os itens da versão Limited T270 +)
• Rodas de liga leve 19” com pneus Seal Inside
• Bancos em couro e suede marrom exclusivo
• Banco do passageiro elétrico
• Teto solar panorâmico
• Molduras inferiores na cor do veículo
• Banco com memória de posição
Jeep Commander Overland | Motor TD380 Turbodiesel | Tração 4x4 - A partir de R$ 302.990,00
(todos os itens da versão Overland T270 +)
• Tração 4x4
• Modo 4x4 Low
• Seletor de terrenos
• Hill Descent Control
• Jeep Offroad Pages