Testamos: Fiat Strada Ranch chega com câmbio CVT, mais confortável e econômica

Na versão Ranch, algumas diferenças dão à picape um estilo mais off-road

Fiat Strada Ranch - Divulgação/Fiat

A Fiat Strada é o veículo mais vendido do Brasil. Testamos a versão topo de linha, Ranch, que vem mais equipada e com um visual mais off-road e, que custa R$ 123.690. A picape tem linhas que lembram a irmã Fiat Toro, mas em dimensões menores. Com isso, a Strada tem uma pegada mais urbana. Além disso, agora a Fiat Strada Ranch chega com câmbio CVT, com objetivo de aproximar a picape de um carro de passeio. 

Na versão Ranch, algumas diferenças dão à picape um estilo mais off-road, como o estribo na lateral das portas, para-barro, pneus do tipo ATR de uso misto, além de um acabamento exclusivo no interior, que mescla o preto com bronze, em detalhes como nos bancos de couro e console central. 

Com relação ao nível de equipamentos, a Strada Ranch fica devendo em alguns itens. Não tem ar-condicionado digital, piloto automático, não conta com itens de segurança como alerta de ponto cego, alerta de permanência em faixa, sem farol com acendimento automático, entre outros. Como se trata de uma versão topo de linha, poderia ser mais equipada. Por outro lado, ela entrega carregador por indução, conexão sem fio com a multimídia de 7”, câmera de ré e câmbio CVT de 7 marchas. 

Na caçamba, são 844 L de capacidade e 600 kg de peso máximo para carga. A motorização é a Firefly 1.3 que gera até 107 cv no etanol e 13,7 kgfm de torque. O propulsor é o mesmo que equipa outros modelos da Fiat, como Argo, Pulse e Cronos. 
 

Foto: Divulgação/Fiat 

Agora, aliado ao motor, uma transmissão CVT de 7 marchas deu à picape uma proposta mais urbana e o veículo agrada tanto no ciclo urbano, no asfalto e em ruas acidentadas. A suspensão dianteira é independente McPherson e, na traseira, eixo de torção. O conjunto deixa a picape um pouco rígida, mas trabalha bem e, apesar de ser firme, é razoavelmente confortável. 

Atrás do volante, há borboletas para realizar a troca de marcha no modo manual do câmbio, o que facilita e dá mais comodidade para quem prefere dirigir nesse formato. 
 

Consumo/desempenho
A picape surpreende. Segundo os números oficiais, com etanol, a Strada faz 9,9 km/l na estrada. Em nossos testes, a picape fez excelentes 12 km/l em um trecho de 265 quilômetros, com cinco ocupantes. Mesmo fazendo várias ultrapassagens e andando no limite da via, o consumo é positivo. O desempenho, no entanto, fica um pouco a desejar e é preciso de um espaço generoso para fazer uma ultrapassagem segura. 

Trazendo a picape para o ciclo urbano, o desempenho é suficiente, tendo uma boa aceleração saindo dos sinais. O consumo, no ciclo urbano, foi de 9,5 km/l, com a picape abastecida com etanol. O resultado também vai além do divulgado pela marca (8,8 km/l com etanol). Nas ruas e lombadas da cidade, a Strada vai bem, e a suspensão dá conta de grande parte das irregularidades do asfalto. 

Foto: Divulgação/Fiat 



Segurança
No quesito segurança, a Fiat Strada conta com poucos recursos. Apenas airbags frontais e laterais, freios ABS, controle de tração e estabilidade, farol de condução diurna, assistente de partida em rampa, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro. 

Infotenimento 
A multimídia da Strada Ranch tem conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. São 7 polegadas de uma tela sensível ao toque com boa responsividade. A multimídia Uconnect é fácil de conectar e é bastante intuitiva. 

Por outro lado, o sistema de som da picape não é dos melhores. A qualidade sonora é bem razoável e, em músicas com um pouco mais de graves sonoros, é possível ouvir um pouco de distorção no som. 

O painel de instrumentos é analógico e tem uma tela TFT de 3,5 pol., que exibe informações como velocímetro digital; informações de viagem, como consumo médio, distância, autonomia; configurações do veículo; configurações de tela e áudio. 

O volante é multifuncional e há comandos para troca das músicas, assim como o volume. Por meio do volante, ainda é possível controlar as funções no painel de instrumentos e atender e desligar ligações telefônicas. 
 

Foto: Divulgação/Fiat

Dimensões
A Fiat Strada tem 4,48 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,57 m de altura, o que facilita as manobras da picape no dia a dia. Tem um tamanho excelente e é um bom custo benefício, o que explica o sucesso das vendas. Nos primeiros 6 meses de 2022, foram 51.046 unidades emplacadas. Em todo o ano de 2021, foram 109.107 unidades emplacadas. 

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