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Testamos: Jeep Commander Overland TD380 é um grandalhão com consumo de hatch

O grandalhão de 4,76 m é equipado com um motor 2.0 diesel, que gera até 170 cv e 38,7 kgfm de torque

Jeep Commander Overland TD380 - Divulgação/Jeep

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Conforto e mais conforto para 7 ocupantes. É desta forma que o Jeep Commander Overland 2.0 TD380 leva os seus passageiros. Do lado de dentro da cabine, não há grandes diferenças para seu irmão menor: o Jeep Compass. O acabamento, no entanto, é mais premium. Do lado de fora, o Commander tem um design elegante, com linhas robustas. Na dianteira, as linhas são mais horizontais e contam com uma grade composta pelas sete fendas da Jeep.  

O grandalhão de 4,76 m é equipado com um motor 2.0 diesel, que gera até 170 cv e 38,7 kgfm de torque. Porém, apesar da motorização, os 1.908 kg de peso são sentidos no pedal do acelerador. Afinal, são quase 2 toneladas para tirar da inércia. O valor do Jeep Commander Overland TD380, versão testada pelo FMotors, custa R$ 306.890, segundo indica o site da montadora. 
 

 Foto: Divulgação 

O conjunto mecânico é bem acertado e casa muito bem com a transmissão ZF de 9 velocidades. Apesar do peso, não há problemas para fazer ultrapassagens, mas não espere colar no banco, afinal, esta não é a proposta do SUV. Em nossas medições, o 0-100 km/h foi feito em 11,6 segundos  - mesmo número divulgado oficialmente.  

No ciclo urbano, o carro desempenha bem o seu papel. A única questão é o tamanho do SUV, que dificulta um pouco, mas nada que torne impossível conduzi-lo em um trânsito pesado. No estacionamento do condomínio do repórter que vos escreve, encontrar uma vaga para estacionar era um pouco desafiador. Por conta do porte do SUV, era preciso encontrar uma vaga que ainda sobrasse espaço para abrir a porta. 

Durante uma semana de testes com o carro, ocorreu uma situação que pode acontecer em algum momento com donos de Commander. Dentro do condomínio, um outro veículo estacionou muito próximo à porta do motorista e foi preciso entrar no carro pelo lado do passageiro. Por isso, procure sempre deixar um espaço extra para você conseguir entrar no veículo. Afinal, você não sabe se o coleguinha ao lado será gentil em não colar do seu lado.  

Na rodovia, o comportamento do carro também agrada. Para fazer ultrapassagens, não há dificuldades, mesmo com o carro cheio. Com motor a diesel, o câmbio de nove marchas e todos os recursos de conforto e tecnologia, até mesmo uma viagem mais longa se torna agradável. 

As aletas (borboletas) atrás do volante também facilitam na condução, para quem prefere sentir um pouco de controle nas trocas de marchas. 

Consumo
Em nossos testes, o Jeep Commander Overland 2.0 chegou a fazer 14,9 km/l em um trecho de 250 quilômetros. Apesar do peso do SUV, ele consegue ser ainda mais econômico. Mas várias ultrapassagens precisaram ser feitas em uma rodovia com muito fluxo de caminhões lentos. Com isso, as acelerações prejudicaram a média. Mas ainda é um número excelente, bem acima do divulgado pela marca: 12,9 km/l no ciclo rodoviário. 
 

 Foto: Divulgação 

No ciclo urbano, a média ficou na casa dos 11 km/l. A depender do tamanho do engarrafamento, o consumo varia, afinal são 1.908 kg para tirar da inércia várias vezes. Ainda assim, é um consumo satisfatório, a considerar o porte do veículo.

Interior
A tela é a mesma já presente em outros veículos da Jeep - Uconnect -, com pareamento sem fios para Android Auto e Apple CarPlay. Na tela, é possível controlar diversos aspectos, como avisos sonoros, sistema de som e configurações gerais do veículo. O ar-condicionado é de duas zonas, ou seja: existe a possibilidade de deixar a climatização diferente para o condutor e para o passageiro. Para o banco traseiro também há saída de ar, mas sem controle de temperatura. 
 

 Foto: Divulgação 

Os bancos são de couro e em várias partes do painel e portas há um toque macio. Porém, nas partes mais inferiores das portas e console central, como há de se esperar, o plástico é predominante, mas de boa qualidade. 

O SUV tem capacidade para levar 7 ocupantes. Para entrar na terceira fileira, requer um pouco de elasticidade. Os bancos também são em couro, mas, em uma viagem longa, dois adultos devem ficar um pouco incomodados com o espaço. 
 

 Foto: Divulgação 

O sistema de som é da Harman Kardon e tem uma excelente qualidade. Do lado de dentro, o Commander ainda conta com carregador de celular por indução, volante multifuncional, botão para partida, retrovisores elétricos, cluster digital e diversos outros itens de conforto e tecnologia.  

Os bancos são muito confortáveis e seguram bem o condutor mesmo nas curvas mais fechadas. O sistema de som Harman-Kardon de 450W (9 alto-falantes + subwoofer) tem bons graves e qualidade sonora excelente, sem distorções.  

Dirigibilidade 
Entre as comodidades para dirigir, o Jeep Commander conta com o piloto automático adaptativo. A função serve para que o condutor escolha uma determinada velocidade e o Commander controle as acelerações e frenagens baseado na leitura do trânsito. Se houver um carro na frente, ele reduz e se adapta à velocidade. Quando o carro à frente acelera ou sai da frente, o Commander retoma a aceleração para a velocidade que o condutor programou. 

Um ponto de segurança que incomoda um pouco é o aviso sonoro do alerta de colisão. É alto, intenso. Porém, o alerta para o cinto de segurança já é mais sutil. Poderia ser da forma contrária. No Jeep Compass, por exemplo, o aviso sonoro do alerta de colisão é menos intenso e ainda assim é possível ouvi-lo. 

Segurança 
O Jeep Commander Overland TD380 conta com tração integral, airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade, alerta de colisão frontal, indicador de fadiga, assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego entre vários outros recursos de segurança 
 

 Foto: Divulgação 

Espaço 
O espaço do carro é realmente um ponto positivo. A distância entre-eixos é de 2,79, o que proporciona muita comodidade para ocupantes. Apesar de a última fileira ter menos espaço, é possível ganhar um pouco mais de espaço se puxar a segunda fileira para frente. Afinal, esta fileira do meio possui um trilho onde é possível regular o espaço para quem viaja no fim do carro. 

Com todos os 7 lugares usados, o espaço do porta-malas é de 233 L. Um pouco menos do que o falecido Volkswagen Up - 285 L.  Porém, ao rebater a terceira fileira de bancos o espaço é primoroso. São 661 L. O que permite levar as malas dos cinco ocupantes com tranquilidade. 

O tanque de combustível tem capacidade para 61 litros. Considerando uma média de 14,9 km/l, na estrada (média conseguida pela reportagem), o Commander tem uma autonomia que pode passar dos 900. O que permite longas viagens sem parar muito para reabastecer. 

 Foto: Divulgação


Ficha Técnica: 

MOTOR
Potência: 170 cv a 3.750 rpm 
Peso/potência:11,2 kg/cv

TRANSMISSÃO
Câmbio: ZF 9HP, automático de 9 marchas 
Tração: Integral 

SUSPENSÃO
Dianteira: Independente, McPherson
Traseira: Independente, McPherson

FREIOS
Dianteiros: Disco ventilado 
Traseiros: Disco sólido

PNEUS 
Dianteiros: 235/50 R19
Traseiros: 235/50 R19

DIMENSÕES
Comprimento: 4769 mm
Largura: 1859 mm
Altura: 1700 mm
Entre-eixos: 2794 mm
Porta-malas: 661 litros (5 lugares); 233 litros (7 lugares)
Tanque de combustível: 61 litros
Peso: 1.908 kg

DESEMPENHO
Velocidade máxima: 197 km/h
0-100 km/h: 11,6 s

CONSUMO  
Urbano: 10,3 km/l - dados oficiais; 11 km/l - teste FMotors
Rodoviário: 12,9 km/l - dados oficiais; 14,9 km/l - teste FMotors 

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