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Testamos: Jeep Compass S tem fôlego de sobra com nova motorização 1.3 T270

A reportagem testou o Compass S por uma semana e rodou mais de 900 quilômetros com o SUV

Jeep Compass série S é equipado com nova motorização 1.3 T270 - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O Jeep Compass Série S é a versão topo de linha do SUV com motorização flex. São 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. A nova motorização do Compass é o maior destaque nesta nova geração. A reportagem testou o Compass S por uma semana e rodou mais de 900 quilômetros com o SUV, somando trechos urbanos e rodoviários. O Compass S custa R$ 216.990

No ciclo urbano, a reportagem conseguiu fazer uma média de 8,3 km/l, abastecido com gasolina, em trechos com bastante engarrafamento. O câmbio automático é o Aisin 7F72-SC de seis velocidades. Em rotações mais baixas, deu para sentir um pouco de tranco nas trocas de marchas. Mas, ao elevar a rpm, o câmbio trabalha melhor, porém o consumo acaba sendo a vítima. 

Ao rodar no perímetro urbano, o Compass S é um carro confortável com diversas comodidades e tecnologias que auxiliam na condução do SUV médio. Os bancos são de couro e acomodam bem os cinco ocupantes que viajam no veículo. Na segunda fileira de bancos, há uma tomada de 110 V, ar-condicionado e saída USB. 

Ainda sobre o lado de dentro do SUV, o teto solar panorâmico abre toda a cortina na extensão da capota. Já o vidro do teto solar abre até a metade. O Compass S ainda é equipado com central multimídia de 10,1 polegadas, assistente de permanência em faixa, start-stop, controle de tração e estabilidade, park assist, aletas para troca de marcha no volante, entre outras funcionalidades. 
 

Compass S Interior do Jeep Compass série S | Foto: Divulgação/Jeep

O sistema de park assist é útil para as grandes metrópoles, onde não é uma tarefa fácil achar uma vaga para encaixar os 4,40 m de comprimento do Jeep Compass Série S. O sistema estaciona “sozinho” o carro em vagas paralelas e perpendiculares. Basta apertar o botão localizado abaixo da central multimídia e seguir os passos que serão mostrados no painel de instrumentos de 11,25 polegadas com resolução Full HD. 
 

Uma outra comodidade interessante é a partida remota. Na própria chave do Compass S é possível ligar o veículo a distância. Em dias quentes, com o carro no sol, é uma boa funcionalidade, afinal o ar-condicionado será ativado e já vai resfriar o lado de dentro da cabine do SUV. 

Rodovia 
Ao rodar na estrada com o Jeep Compass S, o conforto é o principal ponto de elogio para o SUV. Mesmo em longas distâncias, o condutor não se sente cansado. Com o piloto automático, é possível programar a velocidade desejada e ir controlando o carro por botões no volante. Depois de setar a velocidade e precisar frear em um radar, por exemplo, basta pressionar e segurar o botão “SET -” que a velocidade será reprogramada para baixo em 10 km/h. Para subir a velocidade em 10 km/h, basta seguir a lógica e apertar “SET +”. Porém, para reduzir ou aumentar a velocidade em apenas 1 km/h basta clicar rapidamente no mesmo botão, mas sem segurar. 

Em um trecho de 100 quilômetros percorridos no ciclo rodoviário, o Compass S fez uma média de 11,5 km/l, abastecido com gasolina. Dirigir o Compass S na rodovia é empolgante. As retomadas são vigorosas e não é necessário afundar o pé no acelerador para fazer uma ultrapassagem com segurança. Com relação à frenagem, o Compass S é equipado com discos ventilados nas rodas dianteiras e discos sólidos na traseira. O conjunto é suficiente e consegue parar os 1.589 kg com facilidade. 

Consumo médio no ciclo rodoviário com o Jeep Compass S em um trecho de 100 quilômetros | Foto: Rodrigo Barros

Multimídia 
A central multimídia do Compass S tem uma tela de 10,1 polegadas e é sensível ao toque. A tela é responsiva e tem conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. Além da conexão sem fio, que é possível conectar aplicativos de navegação, o próprio sistema da central conta com um eficiente GPS já embarcado. 
 

Multimídia Jeep Compass S Central Multimídia tem conexão sem fio com smartphones | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco 

Som Beats 
O som do Compass S é um ponto forte e agrada os amantes de qualidade sonora. Referência mundial na fabricação de equipamentos de áudio, a assinatura da Beats no Compass S torna a viagem agradável. Seja no ciclo urbano ou rodoviário. O som tem graves potentes e mesmo em um volume alto não há distorção sonora. 

Porta-malas
Uma novidade da versão é o acionamento do porta-malas. Agora, basta passar o pé abaixo do para-choque traseiro que um sensor detecta o movimento e realiza a abertura e fechamento do porta-malas. São quatro formas para abertura e fechamento da tampa. Por meio da chave, pelo sensor, na tampa da mala e em um botão localizado na parte superior do teto. 
 

Jeep Compass série SJeep Compass série S | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco 

Ficha Técnica 
MOTOR
Potência: 185 cv (A) 180 cv (G) a 

5750 rpm
Torque: 27,5 kgfm a 1750 rpm
Peso/potência: 8,6 kg/cv

TRANSMISSÃO
Câmbio: Aisin TF72-SC, Automático de 6 marchas
Tração: Dianteira

SUSPENSÃO
Dianteira: Independente, McPherson
Traseira: Independente, McPherson

FREIOS
Dianteiros: Disco ventilado 
Traseiros: Disco sólido

PNEUS 
Dianteiros: 235/45 R19
Traseiros: 235/45 R19

DIMENSÕES
Comprimento: 4404 mm
Largura: 1819 mm
Altura: 1625 mm
Entre-eixos: 2636 mm
Porta-malas: 410 litros
Tanque de combustível: 60 litros
Peso: 1.589 kg

DESEMPENHO
Velocidade máxima: 206 km/h
0-100 km/h: 9,4 s

CONSUMO  
Urbano: 7,2 km/l (A); 10,2 km/l (G)
Rodoviário: 8,3 km/l (A); 11,7 km/l (G)

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