Veja a lista com os carros que menos consomem gasolina no Brasil
O Inmetro junto ao Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) classificou os carros mais econômicos
Os sucessivos aumentos de preço da gasolina tornaram as idas ao posto uma dor de cabeça para os brasileiros. Encher o tanque nunca custou tanto e, por isso, a procura por carros híbridos e elétricos têm crescido em nosso mercado. Só que ter um carro recarregado na tomada ainda é um privilégio de poucos. Uma solução é buscar por modelos que “bebam” menos e que tornem as idas ao posto de gasolina menos frequentes.
O Inmetro, através do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) para veículos leves 2021, classificou os carros mais econômicos, não incluindo, é claro, os modelos com qualquer tipo de eletrificação na rodagem.
A primeira posição da lista é do Onix Plus, classificado como o carro aspirado mais econômico do país, tanto com etanol como com gasolina no tanque, superando inclusive automóveis menores. O sedã da Chevrolet também apresenta o menor consumo na categoria turbo.
“O motor do Onix faz parte de uma nova geração de propulsores da GM e conta com as mais modernas tecnologias disponíveis para oferecer eficiência energética, performance e baixo custo de manutenção. O sistema avançado de gerenciamento eletrônico do veículo ajuda a potencializar os resultados em qualquer condição de uso, na cidade ou na estrada, seja na opção de transmissão manual ou na automática”, explica Ricardo Fanucchi, diretor-geral da Engenharia de Produto da GM América do Sul.
Esta nova família de motores é a mesma que equipa o Tracker turbo, que consta na lista do Inmetro como o SUV mais econômico de sua categoria. A Chevrolet, aliás, é a marca que está massificando a adoção do turbo no mercado brasileiro, desde o lançamento da segunda geração do Cruze, há cinco anos.
O Inmetro classifica de A a E cada modelo (sendo A para os mais econômicos e E para os beberrões) com o consumo energético medido em megajoules por quilômetro (MJ/km). Temos também o consumo com gasolina e etanol nos ciclos urbano e rodoviário, que é o que importa aos consumidores no dia a dia.