Vendas de carros se recuperam na China em março; BYD mantém liderança em elétricos
Consumo de carros de passeio no maior mercado automotivo do mundo subiram 6% em relação a 2023
As vendas de carros na China aumentaram em março, recuperando-se após um desempenho mais fraco no mês anterior. No varejo, as vendas de carros de passeio no maior mercado automotivo do mundo subiram 6% em relação a março do ano passado, a 1,687 milhão de unidades, segundo dados publicados nesta terça-feira pela CPCA, como é conhecida a associação do setor pela sigla em inglês.
Ante o mês anterior, as vendas saltaram 53% em março, à medida que a demanda por veículos ganhou força após o feriado do Ano Novo Lunar em fevereiro, afirmou a CPCA.
Leia Também
• Polo supera Strada e fica em 1º lugar nos carros mais vendidos de março de 2024; confira a lista
• Para Anfavea, produção não cresceu porque importações "comeram" mercado
• Lionel Messi faz sucesso nas ruas de Miami ao dirigir carro de R$ 750 mil
A BYD se manteve na liderança das vendas de veículos elétricos em março, com 301.631 unidades, seguida pela Tesla. A empresa chinesa ultrapassou a montadora americana no ranking mundial de carros elétricos no último trimestre de 2023.
Os dados desta terça mostraram que a Tesla entregou 89.064 carros feitos em sua fábrica de Xangai em março, apontando recuperação ante fevereiro, quando a montadora teve seu pior desempenho mensal desde o fim de 2022.
Em âmbito nacional, as vendas de carros elétricos e híbridos tiveram expansão anual de 29,5% em março, a 709 mil unidades.
As exportações gerais de carros de passeio chineses avançaram 39% em março, atingindo o volume recorde de 406 mil unidades. Já as exportações de elétricos e híbridos saltaram 71%. Apenas a Tesla exportou 26.666 carros fabricados na China no mês passado.