Volkswagen deve encerrar produção de câmbios manuais em 2030

Câmbio manual do Jetta 2022 - Divulgação/Volkswagen

Após dias de boatos, a Volkswagen deve mesmo seguir com o planejamento para encerrar a produção de câmbios manuais em 2030. Em informação divulgada pelo site alemão Auto Motor Sport. Essas mudanças devem acontecer devido ao foco da marca nos modelos elétricos, tornando dispensável esse tipo de câmbio. 

De acordo com o site alemão, a próxima versão do SUV Tiguan, que é aguardada para chegar ao mercado em 2023, não deve aparecer com câmbio manual. Essa modalidade também chegará ao Passat no mesmo ano. Isso no mercado europeu. 

No Brasil, a Volks também vem abrindo mão do pedal de embreagem em alguns modelos, como o T-Cross, que agora só tem versões com conversor de torque. O Nivus já nasceu sem versão manual. Esse tipo de transmissão é encontrada basicamente nos modelos de entrada, como a linha Gol, além de versões mais simples da família Polo.

Um dos pontos mais questionáveis de se abandonar o câmbio manual está na relação com os modelos esportivos. Essas versões também deverão ser afetadas, inclusive o Volkswagen Golf R, modelo que tem um quatro cilindros 2,0 litros Turbo, com seu câmbio manual de seis velocidades, 320 cavalos de potência e 380 Nm de torque.

Veja também

Trump anuncia que se reunirá com Zelensky na sexta-feira
Donald Trump

Trump anuncia que se reunirá com Zelensky na sexta-feira

Bombardeios israelenses mataram 92 pessoas no Líbano nesta quinta-feira (26)
Bombardeios israelenses

Bombardeios israelenses mataram 92 pessoas no Líbano nesta quinta-feira (26)

Newsletter