Volkswagen Tera: marca alemã revela o nome do novo SUV
Com produção nacional, o lançamento do Tera está previsto para o primeiro trimestre de 2025
Depois de meses de suspense, inclusive com uma ação interativa e misteriosa no Rock in Rio, a Volkswagen revelou o nome do mais novo SUV da marca. Se trata do Tera, que vai ocupar a lacuna entre Polo e o Nivus.
Leia Também
• Polo ultrapassa Strada no ranking dos carros mais vendidos de outubro; confira o top 20
• Honda New City 2025: confira versões, preços e o que muda no sedã e hatchback da linha
• Fiat Pulse e Fastback são confirmados como os primeiros híbridos-flex da marca no Brasil
Com produção nacional, na fábrica de Taubaté (SP), o VW Tera tem lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2025 e tem pretensão de ser um forte oponente do Fiat Pulse e Renault Kardian.
“Foram longas discussões para encontrar o nome do nosso novo SUVW e chegamos num resultado incrível. Tera é um nome forte que tem capacidade para carregar muitas histórias. Ele será um divisor de águas no mercado e um novo ícone pop para o Brasil”, completa Ciro Possobom, CEO & Presidente da Volkswagen do Brasil.
O time do design da marca promete um design inovador para o Volkswagen Tera, que foi batizado com nome que começa com a letra “T”, tradição histórica da Volkswagen em todo o mundo para nomear seus SUVs.
O lançamento do VW Tera faz parte da ofensiva de 16 novos produtos até 2028, em um investimento nacional de R$ 16 bilhões. O modelo chegará para reforçar ainda mais a Família SUVW, formada pelo Novo TCross (o utilitário mais vendido do Brasil), Nivus, Taos e Tiguan.
O que se sabe sobre o Volkswagen Tera?
Até agora o que se sabe é que o modelo terá motorização 1.0 TSI turbo flex de três cilindros e duas calibrações. Opções híbridas ainda não estão cogitadas.
Na versão de entrada, o motor 1.0 TSI é de 116 cv e 16,8 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades. Já a versão de topo vai contar com motor 200 TSI, de 128 cv e 20,4 kgfm e câmbio automático de seis marchas.
O VW Tera é feito sobre a plataforma MQB A0 com base da carroceria do modelo europeu Skoda Fabia. Porém, a identidade visual vai seguir a nova da marca, já aplicada no novo Taos comercializado nos EUA.
Os faróis, já revelados, são os mesmos já conhecidos do novo Nivus e o para-choque dianteiro vai contar com design exclusivo, assim como a traseira que deve ter lanternas inéditas de LED em uma única peça. Sobre as dimensões, o novo SUV da Volkswagen deve contar com cerca de 1,55 m de altura, 4,13 m de comprimento, 1,75 m de largura e 2,57 m de entre-eixos.
A aposta é que o Volkswagen Tera deva custar entre R$ 100 mil e R$ 130 mil.
Veja o tease na íntegra: