Volkswagen vai testar ID.3 e ID.4 no Brasil dentro da nova estratégia elétrica da marca

ID4 elétrico - Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen do Brasil deve iniciar o programa de testes dos seus dois principais elétricos, estrelas no mercado europeu e “dono da bola” nas imagens da transmissão de TV da final da Eurocopa. Em reunião secreta, concessionários foram chamados e apresentados aos ID3 e ID4, ao mesmo tempo que indagaram sobre a futura venda, os representantes da montadora disseram que vão começar os testes.

A resposta confere com o que disse, em um dos últimos encontros digitais com a mídia (tem sido assim, infelizmente), o presidente Pablo Di Si: “nossa aposta será nos elétricos”. E hoje está aqui a comprovação do que abordou o executivo.

Os dois elétricos da ofensiva sustentável da Volkswagen devem partir pra cima do novo e disputado mercado da tomada. O ID. 4 tem autonomia de até 520 km (WLTP).  O motor elétrico gerá 150 kW (204 cv) e, de acordo com a marca, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos com uma velocidade máxima de 160 km/h. Números que serão confirmados por aqui.

Desde a versão inicial, o novo ID. 4 conta com faróis e lanternas de LED. Na versão topo de linha, os faróis interativos de matriz LED IQ.Light recebem os condutores com módulos de lentes giratórias e geram um facho principal controlado de forma inteligente. Na lateral chama a atenção as rodas de 21 polegadas.

Desenvolvido através da arquitetura modular elétrica (MEB) a novidade possui 4,58 metros de comprimento. Além disso, o espaço no porta-malas é de 543 litros, chegando a 1.575 litros com os bancos traseiros rebatidos.

O ID. 3 também é feito a partir da MEB. Gostei do design. No interior, grande distância entre eixos, combinada com balanços curtos, resulta em um bom aproveitamento do espaço interno: o Open Space. Com o espaço e a amplitude assim criados, o ID.3 de cinco lugares estabelece novos parâmetros para a categoria dos compactos.

As baterias são integradas à parte inferior da carroceria. Esse posicionamento tem um efeito positivo na dinâmica de condução, já que torna o centro de gravidade do ID.3 significativamente mais baixo. Semelhante ao ID.4.

O conteúdo energético da maior bateria é 77 kWh, e sua autonomia é de até 550 km (WLTP). Graças à a capacidade de carga rápida, é possível carregar o ID.3 suficientemente para um alcance de cerca de 290 quilômetros (WLTP) em 30 minutos, utilizando uma tomada de carga com 100 kW.

Veja também

Líderes mundiais se unem na ONU contra extremismos e desinformação
ONU

Líderes mundiais se unem na ONU contra extremismos e desinformação

Rapper Sean "Diddy" Combs enfrenta nova denúncia de estupro
Diddy

Rapper Sean "Diddy" Combs enfrenta nova denúncia de estupro

Newsletter