Volkswagen vai testar ID.3 e ID.4 no Brasil dentro da nova estratégia elétrica da marca
A Volkswagen do Brasil deve iniciar o programa de testes dos seus dois principais elétricos, estrelas no mercado europeu e “dono da bola” nas imagens da transmissão de TV da final da Eurocopa. Em reunião secreta, concessionários foram chamados e apresentados aos ID3 e ID4, ao mesmo tempo que indagaram sobre a futura venda, os representantes da montadora disseram que vão começar os testes.
A resposta confere com o que disse, em um dos últimos encontros digitais com a mídia (tem sido assim, infelizmente), o presidente Pablo Di Si: “nossa aposta será nos elétricos”. E hoje está aqui a comprovação do que abordou o executivo.
Os dois elétricos da ofensiva sustentável da Volkswagen devem partir pra cima do novo e disputado mercado da tomada. O ID. 4 tem autonomia de até 520 km (WLTP). O motor elétrico gerá 150 kW (204 cv) e, de acordo com a marca, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos com uma velocidade máxima de 160 km/h. Números que serão confirmados por aqui.
Desde a versão inicial, o novo ID. 4 conta com faróis e lanternas de LED. Na versão topo de linha, os faróis interativos de matriz LED IQ.Light recebem os condutores com módulos de lentes giratórias e geram um facho principal controlado de forma inteligente. Na lateral chama a atenção as rodas de 21 polegadas.
Desenvolvido através da arquitetura modular elétrica (MEB) a novidade possui 4,58 metros de comprimento. Além disso, o espaço no porta-malas é de 543 litros, chegando a 1.575 litros com os bancos traseiros rebatidos.
O ID. 3 também é feito a partir da MEB. Gostei do design. No interior, grande distância entre eixos, combinada com balanços curtos, resulta em um bom aproveitamento do espaço interno: o Open Space. Com o espaço e a amplitude assim criados, o ID.3 de cinco lugares estabelece novos parâmetros para a categoria dos compactos.
As baterias são integradas à parte inferior da carroceria. Esse posicionamento tem um efeito positivo na dinâmica de condução, já que torna o centro de gravidade do ID.3 significativamente mais baixo. Semelhante ao ID.4.
O conteúdo energético da maior bateria é 77 kWh, e sua autonomia é de até 550 km (WLTP). Graças à a capacidade de carga rápida, é possível carregar o ID.3 suficientemente para um alcance de cerca de 290 quilômetros (WLTP) em 30 minutos, utilizando uma tomada de carga com 100 kW.