Volume de vendas de carros usados cresce 63% no 1º semestre deste ano

Venda de usados - Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Com o segmento de carros 0 km em baixa, com pouco oferta, os automóveis usados tiveram um aumento acima de 63% no primeiro semestre deste ano. A transação de veículos usados, nesse 1º semestre, ultrapassou a marca de 7,3 milhões de unidades, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

De acordo com o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, alguns fatores prejudicaram a vendas dos automóveis 0km e em contrapartida, favoreceu os usados.

"No primeiro semestre de 2020, a chegada da pandemia de Covid-19 fechou concessionárias e lojas independentes, comprometendo muito as negociações de usados nos meses de abril e maio, em todo o Brasil. Além disso, grande parte dos Departamentos Estaduais de Trânsito(Detrans) estava com operações limitadas, não realizando, por exemplo, as transferências de titularidade, interferindo, diretamente, no registro das transações", esclarece.

No comparativo de junho de 2021 com o mesmo perído de 2020, houve um aumento de 81,73% na venda de usados de automóveis e comerciais leves.

"O mercado de automóveis e comerciais leves usados permanece aquecido e reduziu a disponibilidade desses veículos no mercado, em função das dificuldades que a indústria vem enfrentando na produção dos zero km", acrescenta Assumpção.

Veja também

Com desastres naturais e incêndios, governo gasta R$ 40,5 bi fora da meta
contas públicas

Com desastres naturais e incêndios, governo gasta R$ 40,5 bi fora da meta

Joias de Bolsonaro: Moraes nega acesso da CGU a dados bancários, mensagens e depoimentos
Justiça

Joias de Bolsonaro: Moraes nega acesso da CGU a dados bancários, mensagens e depoimentos

Newsletter