Volvo e Porsche investem na fabricação de baterias de alto desempenho para seus carros elétricos
O grupo Volvo Car firmou parceria com a empresa sueca Northvolt, para desenvolver baterias, feitas sob medida, à nova geração de carros totalmente elétricos da Volvo e Polestar.
A nova gigafábrica, planejada para ser movida a energia 100% limpa, deve empregar cerca de 3.000 pessoas. A localização da nova fábrica ainda será definida. O primeiro carro a apresentar células de bateria desenvolvidas por meio da parceria será o sucessor elétrico do modelo XC60, o modelo mais vendido da Volvo Cars.
Como um primeiro passo para a joint venture 50/50, o Grupo Volvo Car e a Northvolt pretendem estabelecer um centro de pesquisa e desenvolvimento na Suécia que começará a operar em 2022.
O objetivo do centro é aproveitar a experiência em baterias de ambas as empresas e desenvolver células de bateria de última geração e tecnologias de integração de veículos
A joint venture planejada também estabelecerá uma nova gigafábrica na Europa com capacidade potencial de até 50 gigawatts hora (GWh) por ano. A produção está programada para começar em 2026.
“Ao trabalhar com a Northvolt, garantiremos um fornecimento de células de bateria de alta qualidade e mais sustentáveis para nossos carros elétricos puros”, disse o presidente-executivo do Grupo Volvo Car, Håkan Samuelsson.
Porsche
Quem também anunciou novos investimentos foi a Porsche. A montadora alemã ainda afirmou que a parceria com a Customcells vai aumentar o número de funcionários de 13 para 80, até 2025.
O projeto custará cerca de 60 milhões de euros. A meta de produção planejada para a planta é atingir uma capacidade anual mínima de 100 MWh. Isso é equivalente a baterias de alto desempenho para 1.000 veículos,” de acordo com Torge Thönnessen, CEO da Customcells.
O presidente do Conselho Executivo da Porsche, Oliver Blume, afirma que a célula de baterua é a câmara de combustão do futuro. "É assim que moldamos o futuro do carro esportivo”, diz.