Volvo lança o SUV elétrico compacto EX30 2024; carro já tem mais de mil reservas no Brasil
O modelo tem quatro versões e autonomia que varia entre 340 e 470 quilômetros
Já está disponível para pré-venda a nova aposta da Volvo: o EX30 2024. Disponível em quatro versões, o veículo promete ser o carro mais acessível e direcionado ao público jovem da marca, que já superou as expectativas da gigante sueca. Isso porque a novidade está com mais de mil unidades reservadas apenas no Brasil.
O SUV elétrico compacto mede 4,23 m de comprimento, tem largura de 1,83 m, 1,54 m de altura e 2,65 metros de distância entre eixos, com mesmo porte de SUVs compactos, mas com espaço interno mais amplo.
Leia Também
• Conheça a Motocompacto, scooter elétrica dobrável da Honda que vira mala de mão
• Inteligência Artificial: projeto para reconhecimento de imagens de veículos é desenvolvido pela UPE
• Seguro cobre furto de pneus de moto? Saiba o que fazer
Em comunicado, a Volvo informa que 90% dos compradores do EX30 são de clientes novos.
“O EX30 é uma aposta muito grande da Volvo para os próximos anos e esses primeiros dias de pré-venda deixam muito clara a aceitação do mercado. Conseguimos criar uma conexão com uma fatia de mercado que, antes da chegada do EX30, via a possibilidade de ter um Volvo como algo um pouco mais distante”, destaca Marcelo Kronemberger, diretor comercial da Volvo Car Brasil.
Motor e bateria
As quatro versões têm motor elétrico traseiro de 272 cv de potência e 343 Nm de torque. A aceleração vai de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos na versão de entrada e 5,3 segundos para os modelos Extended Range.
A velocidade máxima é de 180 km/h para todas as versões.
Já as opções de bateria são a de 51 kWh LFP ou 69 kWh NMC. A autonomia é de 340 ou 470 quilômetros pelo padrão WLTP, respectivamente.
O EX30 pode atingir até 153 kW, na versão superior. Com carregamento rápido, a bateria pode chegar de 10% a 80% em 25 minutos.
Versões e valores:
- Core Singe Engine: custa R$ 219.950, vem com bateria de 51 kWh e tem autonomia de 344 km.
- Core Single Engine Extended Range: sai por R$ 239.950, com bateria de 69 kWh e autonomia de 480 km.
- Plus Single Engine Extended Range: está por R$ 264.950, com bateria de 69 kWh e alcance de 480 km.
- Ultra Single Engine Extended Range: possui bateria de 69 kWh e autonomia de 480 km, custando R$ 279.950.
A capacidade do porta-malas varia de 318 a 904 litros, de acordo com cada versão.
Segundo a marca, a mais procurada das quatro é a Ultra, com quase metade do volume dos novos pedidos.
As cores Vapour Grey e o Onyx Black são as que estão ganhando a preferência. Dentro da cabine, a maioria do público brasileiro está optando pelo Indigo.
Vale destacar que dentro da cabine são utilizados materiais reciclados como linho, lã e fibras de upcycled jeans.
Itens de série:
Frenagem autônoma de emergência
Assistente de estacionamento
Câmera 360°
Alerta de abertura de porta
Sistema de alerta para o condutor
Assistente de mudança de faixa
Detector de pedestres
Alerta de abertura de porta
Central multimídia com tela de 12,3 polegadas com controle intuitivo com o Google integrado
Estofamento em malha 3D estampado
Tapetes de tecido
Sistema de som premium da Harman Kardon
Volante esportivo de formato quadrado
Espaços de carga e armazenamento versáteis
Bancos estreitos e ergonômicos
Carregador de celular por indução
Tomada de energia no porta-malas
Quatro portas USB-C
Confira o unboxing do EX30 2024, feito pelo CEO da Volvo, Jim Rowan: