Yamaha lança a Motoroid2, moto inteligente que dança, não cai e vai até o piloto quando é chamada
Marca japonesa apresentou o modelo no Salão do Automóvel de Tóquio
A Yamaha anunciou o conceito da Motoroid2 que vai apresentar na Japan Mobility Show 2023, que acontece até dia 5 novembro na cidade de Tóquio. A moto tem capacidade de reconhecer seu proprietário e interagir com ele "como uma criatura viva".
Leia Também
• Fiat lança Novo Fastback Abarth; versão "envenenada" tem motor turbo e preço agressivo de R$ 159.990
• Honda e GM planejam serviço de táxis sem motorista em Tóquio em 2026
• Kardian é o novo B-SUV compacto da Renault; vendas devem começar em março de 2024
Um dos destaques da máquina é se autoequilibrar sob duas rodas, conseguindo evitar quedas do condutor em baixas velocidades. O modelo experimental é a segunda versão da Motoroid original de 2017, que também tinha recursos de direção autônoma.
Segundo a Yamaha, a moto também pode reconhecer o dono, estacionar sozinha, levantar-se do suporte e movimentar-se ao lado de seu piloto, enquanto realiza movimentos autônomos baseados no reconhecimento de gestos e ações.
Isso acontece devido aos recursos de inteligência artificial por meio da Active Mass Center Control System (AMCES), um sistema próprio da Yamaha que detecta e reage às ações do piloto, o que garante, por exemplo, um melhor equilíbrio do mesmo ao fazer qualquer interação, o que acaba tornando a pilotagem mais intuitiva.
Com essa tecnologia a favor, os engenheiros da marca foram além e aproveitaram o reconhecimento facial que o sistema proporciona. Eles convidaram uma bailarina para criação de uma coreografia para ser apresentada com a moto no Japan Mobility Show. O protótipo chega a assemelhar-se a um animal de estimação mecânico que responde a comandos.
Confira:
Design
Diferente das motos comerciais, de acordo com a Yamaha, o veículo tem um braço oscilante traseiro inovador, que fornece suporte à suspensão e permite que a metade traseira da moto se apoie independentemente na parte dianteira.
Sem guidão, a Motoroid2 tem punhos de mão, permitindo que o piloto se posicione diretamente sobre o veículo. O comando é feito por reconhecimento facial e controle de gestos.
Bateria
A Motoroid2 é elétrica, e a bateria fica localizada no centro, deslocando-se lateralmente, ficando como um contrapeso inteligente que ajuda a manter o equilíbrio do veículo, independentemente das condições de pilotagem.