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75% dos brasileiros vão aproveitar Semana do Consumidor para quitar dívidas, revela pesquisa Serasa

Os dados revelam o interesse crescente dos brasileiros em colocar as contas em dia

Feirão Limpa Nome oferece descontosFeirão Limpa Nome oferece descontos - Felipe Ribeiro / Arquivo Folha

Na semana que comemora o dia do consumidor, 75% dos brasileiros pretendem utilizar as promoções do período para quitar dívidas em atraso. Além de ser conhecida como a Black Friday fora de época para o comércio, instituições financeiras também costumam aplicar descontos em dívidas existentes para incentivar o pagamento das pendências. 

Seja para comprar ou limpar o nome, o principal motivador para 53% dos brasileiros realizarem alguma compra ou negociação durante esta semana são os descontos exclusivos. Além disso, 24% deles admitem ter deixado de pagar contas básicas em algum momento para aproveitar promoções e descontos

 Para marcar a Semana do Consumidor, o Feirão Limpa Nome oferece desconto especial de 67% na assinatura do Serasa Premium, serviço de monitoramento de dados. Quem negociar uma dívida no site ou no aplicativo da empresa poderá contratar o serviço por apenas R$7,90 mensais. As dívidas de 1.456 empresas podem ser negociadas com até 99% de desconto.

Estudo

O levantamento ainda demonstrou como o comportamento dos consumidores na hora das compras. Segundo o Serasa, 34% dos consumidores conseguem se adaptar a “imprevistos ou compras que surgem ao longo do caminho” e 85% pesquisam preços e promoções antes de realizar qualquer compra, demonstrando sensibilidade com o planejamento financeiro. 

“Felizmente, promoções e descontos conquistaram espaços cativos na saúde financeira do brasileiro”, observa Thiago Ramos, especialista em educação financeira da Serasa. 

Compras

A pesquisa também traz os meios preferidos de fazer as compras durante essa semana. Mesmo com a digitalização, as lojas físicas continuam sendo o canal de compra favorito de 50% dos entrevistados, embora sites de e-commerce já representem 29% da preferência nacional. Cada vez mais o Pix (29%) e o cartão de crédito (28%) se consolidam como as principais formas de pagamento, embora, o cartão de crédito parcelado venha ganhando adeptos (16,8%). 

 

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