Logo Folha de Pernambuco

A importância de ter controle emocional na hora de investir

Planejamento financeiro - Agência Educa Mais Brasil

Cerca de 77% das pessoas que ocupam 15 minutos meditando antes de tomar uma decisão relacionada a algum tipo de investimento, têm resultados positivos. O dado obtido por pesquisadores do Insead, na França, fala ainda que quando o assunto é bolsa de valores, o principal assunto relacionado é o controle emocional. Segundo a pesquisa, qualquer decisão tomada no calor do momento pode impactar em perdas e causar traumas no investidor. 

Segundo a especialista em investimentos e sócia do escritório de gestão financeira 051 Capital, Laura Bartelle, dois motivos para que as pessoas percam dinheiro no mercado financeiro são impaciência e medo. 

"Você pode escolher o melhor produto do mundo para investir, mas se vier uma crise como uma pandemia e fizer o resgate no pior momento, irá perder dinheiro. Já se o investidor mantiver a paciência, a crise vai passar e o retorno vai se concretizar. Se a pessoa tiver conhecimento e neutralidade, irá transformar a crise em oportunidade de comprar bons produtos por preços mais atrativos", destaca.

O estudo não é o único motivo que vai tornar o investido preparado e seguro no momento de tomada de decisão. Segundo Laura, esse não é o motivo principal para ser um bom investidor no mercado, é preciso ainda controlar a ansiedade, principalmente nos momentos de crise financeira, como a da pandemia da Covid-19. 

"Estudar irá dar mais segurança a quem está investindo, o que é muito importante, mas em épocas de crise se não houver alguma válvula de escape para a ansiedade, más decisões serão tomadas. É como aquele aluno que estudou muito para o vestibular, mas quando chega a hora da prova, tem um branco. É fundamental cuidar das nossas emoções e isso vai além do conhecimento técnico", afirma a especialista.

Laura também conta que ao se tornar um investidor, é preciso ter um estudo além do mercado, dando foco ao conhecimento e permitir fazer uma autoanálise em relação a si mesmo e seu perfil.

"A melhor estratégia é aquela que você é capaz de seguir. Antes de aprender sobre o mercado, você também precisa se conhecer e encontrar o que combina com o seu perfil. Utilizar as características do mercado a seu favor ao invés de ir contra elas também é importante. No longo prazo, o mercado é ascendente, mas o caminho é extremamente volátil e, por isso, eu reitero a importância de investir sempre, sem pressa e sem pausa. Assim, você consegue se beneficiar do sobe e desce e ter melhores retornos", explica.

Veja também

Newsletter