Confira 5 dicas para administrar e investir a renda extra
Se bem geridos, os recursos extras podem ajudar a melhorar a saúde financeira e realizar sonhos
Levantamento da Serasa em parceria com a Opinion Box mostra que, para um terço dos brasileiros, a renda não é suficiente para cobrir todas as despesas do mês. Outro dado extraído do estudo é que apenas 35% dos entrevistados acreditam que conseguirão chegar ao final do mês com alguma reserva financeira.
As informações sugerem que, para muitos brasileiros, seria preciso buscar uma renda extra para complementar o salário. Isso é possível, mas a questão é que se não souber administrar e investir o recurso pode ser que ele não faça a diferença desejada no orçamento, conforme explicam especialistas da área de finanças.
Por outro lado, quando bem geridos, os recursos extras podem ajudar a melhorar a saúde financeira e, também, realizar sonhos materiais. O Banco do Brasil destaca que a renda extra pode ajudar não somente a quitar as dívidas, mas também a realizar uma viagem dos sonhos ou outros objetivos que dependem de um orçamento mais robusto.
Renda extra
Para conseguir uma renda extra, os profissionais podem utilizar as habilidades e o conhecimento em ferramentas digitais. Pesquisas da área da psicologia apontam que utilizar essas aptidões pode ser benéfico não somente para gerar renda, mas também para promover bem-estar e satisfação pessoal.
Com a ascensão da tecnologia, há alternativas para conquistar a renda extra sem sequer sair de casa, aproveitando essas habilidades. Uma opção que está em alta no momento é trabalhar como profissional de digitação.
Leia Também
• 75% dos brasileiros vão aproveitar Semana do Consumidor para quitar dívidas, revela pesquisa Serasa
• Imposto de Renda 2025: o que fazer quando a fonte pagadora não recolhe o IRRF devido
A Serasa pontua que a possibilidade de conseguir uma renda extra nas horas vagas e sem sair de casa, facilita para muitos brasileiros que já trabalham. Entre as alternativas possíveis estão as funções de profissional de pesquisas online, digitador, designer gráfico, vendedor de produtos, consultor de serviços e professor de aulas remotas.
Para quem vai trabalhar como freelancer, o Banco do Brasil dá a dica de utilizar plataformas que possibilitam a criação de perfis e portfólios profissionais para chamar a atenção de clientes. Já para aqueles que irão atuar na venda de produtos, os marketplaces são uma opção para criar lojas virtuais e garantir uma renda extra.
Dicas
Após conseguir um trabalho extra, os profissionais precisam aprender a lidar com o novo orçamento para ter uma vida financeira equilibrada. Entre as dicas dadas por especialistas estão: fazer um orçamento, ter metas financeiras, saber poupar, evitar gastos desnecessários e entender sobre investimentos.
Orçamento
De acordo com a Serasa, o primeiro passo para administrar a nova renda é entender as despesas atuais. Para isso, a orientação é registrar todas as receitas e gastos para entender melhor para onde o dinheiro está indo e como é possível economizar.
Uma maneira de fazer isso é elaborando uma lista com todos os custos fixos, como água, luz, telefone e aluguel, por exemplo. Com essa listagem, é possível ter uma ideia da quantia média das despesas por mês.
São esses gastos que comprometem boa parte da renda, e o que sobrar é o que se tem disponível para aplicar em custos variáveis, fazer investimentos ou criar uma reserva financeira, como explica a Serasa.
Metas
É importante estabelecer metas financeiras. Elas podem ser quitar dívidas, fazer uma viagem, poupar para aposentadoria, investir em um novo projeto, comprar algum item específico ou qualquer outro sonho material.
De acordo com a instituição, ter metas claras ajuda a manter o foco e a motivação para administrar a renda.
Poupe
Para alcançar os objetivos financeiros, o Banco do Brasil reforça a importância de poupar uma parte do dinheiro. Ao saber a estimativa de gastos e quais são os objetivos, é mais fácil determinar um valor mensal para reservar.
Assim, ao receber o salário, a recomendação é separar imediatamente essa quantia em um lugar diferente da conta usada para os gastos diários.
Gastos
Com uma nova fonte de renda, é comum que as pessoas gastem mais do que o necessário e acumulem mais dívidas. A Serasa destaca a necessidade de restringir os gastos do dia a dia.
Para isso, é preciso identificar o que é dispensável ou não no orçamento pessoal, diminuindo todas as despesas que forem desnecessárias. Esse hábito, de acordo com a instituição, ajuda a evitar o comprometimento do salário com despesas que extrapolem o orçamento.
Perfil
Ainda conforme a Serasa, a renda extra pode ser utilizada para investimentos. Para isso, é necessário estudar sobre o assunto e conhecer o seu perfil de investidor, que pode ser conservador, moderado ou arrojado.
Cada perfil se refere a um nível de tolerância ao risco. Ao considerar essa característica, a Serasa afirma que será mais fácil escolher entre as opções de investimento mais apropriadas, evitando a ansiedade em relação às movimentações do mercado financeiro.