Contribuintes podem verificar se caíram na Malha Fina do IR 2023
5% a 7% das declarações passam por análise detalhada
Leia Também
• Imposto de Renda 2023: É preciso enviar a declaração mesmo após o prazo de entrega
• Confira as datas dos lotes de pagamento da restituição do Imposto de Renda
Encerrado o prazo para envio das declarações de Imposto de Renda de 2023, o contribuinte já pode verificar o resultado da análise realizada pela Receita Federal e descobrir se há pendências e divergências de informações ou foram selecionadas para a Malha Fina.
De acordo com informações do Fisco, de 5% a 7% das declarações de IR são selecionadas para passarem por essa análise mais detalhada, anualmente. Segundo a especialista em contabilidade e professora do centro universitário UniFBV Wyden, Samara Felipe, a principal razão pela qual a maioria dos contribuintes é selecionada para a Malha Fina é a falta de controle adequado sobre os pagamentos informados.
Como fazer a consulta?
Para fazer a consulta, é necessário que o contribuinte acesse o Centro de Atendimento Virtual (CAC) do Imposto de Renda, realize o login e selecione a opção "Meu Imposto de Renda". Nessa seção, será possível visualizar se há alguma pendência e o motivo pelo qual a declaração foi retida.
Aqueles que não tiveram problemas e não caíram na Malha Fina, também na aba "Meu Imposto de Renda", é possível verificar a situação do pagamento da restituição. Se a mensagem exibida for "Em Fila de Restituição", significa que a declaração foi processada, mas o valor da restituição ainda não está disponível.
Restituição
Em 2023, os pagamentos serão realizados em cinco lotes, são eles:
1º lote: 31 de maio (4.129.925 contribuintes; já pago);
2º lote: 30 de junho;
3º lote: 31 de julho;
4º lote: 31 de agosto;
5º lote: 29 de setembro.