Estudo revela que três quintos dos consumidores da Geração Z possuem contas online inativas
Armazenamento de dados inúteis gera emissão de carbono e implica em maior consumo de energia
Uma pesquisa divulgada hoje (31) pela Veritas Technologies, líder em gerenciamento seguro de dados em multinuvem, revelou que a Geração Z possui um alto número de contas online inativas. De acordo com o estudo intitulado "Na nuvem, fora da mente", 60% dos consumidores da Geração Z possuem contas online que não utilizam mais, em comparação com apenas 23% dos consumidores com mais de 65 anos.
A pesquisa também destacou uma falta de percepção entre os jovens da Geração Z em relação ao impacto ambiental das versões digitais de seus extratos bancários e outros documentos armazenados online. Mais da metade (51%) dos entrevistados da Geração Z não reconhece esse impacto ambiental, mas quase metade (44%) considera errado que as empresas desperdicem energia e causem poluição armazenando informações desnecessárias online.
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Os dados associados a essas contas inativas permanecem armazenados em data centers que consomem principalmente combustíveis fósseis e operam 24 horas por dia. Data centers são responsáveis por 2% de todas as emissões globais de carbono, quase o mesmo que toda a indústria da aviação. A Geração Z é considerada a geração mais consciente em termos ambientais, mas, conscientes ou não, eles também estão liderando a criação do maior número de emissões de carbono por meio de dados desnecessários."
A pesquisa entrevistou 13 mil consumidores em todo o mundo, incluindo 1 mil no Brasil, e revelou que os adultos da Geração Z possuem várias contas online não utilizadas. Entre os entrevistados da Geração Z, 80% possuem contas de entretenimento e compras não utilizadas, 71% têm uma conta bancária online inativa, 61% possuem uma conta de seguro não utilizada, 71% têm uma conta de provedor de serviços de Internet não utilizada e 60% possuem contas de serviços públicos não utilizadas.
O estudo também apontou que quase um terço (31%) dos consumidores da Geração Z nunca tentou fechar suas contas inativas. O motivo mais comum é que eles não consideram isso importante para eles pessoalmente (33%), enquanto outros afirmam não ter tempo suficiente (23%).
Gustavo Leite enfatizou a necessidade de eliminar o desperdício de dados, pois isso tem um impacto negativo no meio ambiente. Ele destacou que as empresas devem ser mais transparentes em relação às suas emissões de dados e adotar melhores práticas de gerenciamento de dados para reduzir as emissões. Além disso, ele ressaltou a importância de capacitar os consumidores, especialmente os mais jovens, para tomar decisões conscientes sobre suas vidas online e pegadas digitais, a fim de evitar um problema de sustentabilidade no futuro.