Logo Folha de Pernambuco

Feirão Serasa Limpa Nome: descontos de até 99% em dívidas até a próxima sexta-feira (29)

Programa agora conta com a possibilidade de negociação via número 0800, além do site e app do Serasa

Em maio, 900 mil pessoas deixaram de pagar dívidas em dia - USP Imagens

A edição de fim de ano do Feirão Serasa Limpa Nome está oferecendo descontos de até 99% em dívidas ativas até a próxima sexta-feira (29), as negociações estão disponíveis nos meios digitais do Serasa e agora também contará com número 0800 para atendimento. A possibilidade de acessar os acordos por telefone fica disponível a partir da próxima segunda-feira (25).

Em entrevista à Folha de Pernambuco, o analista da Serasa Rodrigo Costa explicou como o programa funciona e falou sobre a possibilidade de iniciar 2025 sem dívidas com os acordos propostos pela iniciativa. 

“Os acordos que vão de 10 a 99% ficam disponíveis na plataforma e são previamente validados com o credor. Sobre a porcentagem do desconto, são determinados por cada parceiro, não sendo possível a contra-proposta por parte do cliente. Porém, a área de negócios do Serasa potencializa e estimula o parceiro a conceder o maior número de desconto”, afirmou. 

Parceiros

O representante pontuou que o trabalho para o Feirão Limpa Nome do mês de novembro acontece com mais de 1 mil parceiros para ampliar a possibilidade de quitação dos consumidores, entre bancos, varejistas, telecomunicações, securitizadoras e concessionárias de contas básicas. A próxima oferta de descontos está prevista para março de 2025.

“É o trabalho de um ano inteiro para que a gente consiga chegar em novembro com o máximo de empresas trabalhando no feirão com a gente. São mais de 1 mil empresas esse ano com descontos que chegam até 99% do valor débito do consumidor. Então quando a gente fala deste movimento da intenção de limpar o nome do cliente, a gente tá falando de um número que só em Pernambuco, são mais de 3.300 milhões consumidores negativados”.

Origem da dívida

De acordo com o órgão, 29% dessas dívidas estão concentradas em bancos, ou seja, são provenientes de financiamento, cartão de crédito e empréstimos. Logo atrás, ficam as contas básicas, como energia e água. A iniciativa, que visa estimular o consumidor a quitar as dívidas em atraso, já acontece há 10 anos. 

Em 2024, é esperado um volume maior de negociações firmadas, ultrapassando o total do ano passado, que teve 8 bilhões de dívidas negociadas no País. No Estado, já são mais 130 mil acordos fechados com os descontos promovidos pelo Serasa Limpa Nome. 

O Serasa ainda garante que, ao pagar o boleto do acordo, é retirada a negativação do CPF do cidadão. Se a quitação for realizada via PIX, a liberação do nome é feita automaticamente das plataformas.

Importância

Para Rodrigo Costa, quitar as dívidas e limpar o nome mediando o acesso ao crédito, possibilita que o cidadão possa voltar a traçar objetivos e realizar sonhos. Além disso, possuir uma vida financeira saudável e estar longe das dívidas promove um bem-estar emocional e alívio psicológico, de acordo com a psicóloga Alessandra Reis. 

“O endividamento pode trazer um impacto significativo na saúde mental, gerando sentimentos como ansiedade e estresse. Quando as dívidas se acumulam, as pessoas muitas vezes se sentem sobrecarregadas, o que pode levar a noites mal dormidas, dificuldade de concentração, irritabilidade e sensação de fracasso”, alertou a profissional.

A psicóloga também afirma que a sensação de descontrole é um dos maiores gatilhos para a ansiedade, por isso, estar com as finanças em dia também impacta positivamente a saúde mental. 

Como acessar

Os interessados em aproveitar os descontos concedidos pelo feirão, deverão acessar o site da Serasa ou baixar o app, disponível para aparelhos Android e iOS. A partir da próxima segunda-feira (25), os consumidores também poderão negociar seus débitos por telefone, pelo número 0800 591 5161.

“A experiência por voz visa proporcionar a negociação a milhares de brasileiros que não conseguem ou não podem se dirigir às agências dos Correios, ou não se sentem confortáveis em fazer as mesmas negociações pelos canais digitais oficiais”, explica Daniel Nure, coordenador de Consumer Care da Serasa.

Veja também

Newsletter