Fenahall 2025 começa nessa sexta (10) com expectativas de lucro recorde para empresários
Segundo Leonardo Cavalcanti, coordenador do evento, a feira deverá trazer lucro acima de 3 milhões
A 22ª edição da Fenahall, uma das maiores feiras de artesanato do Brasil, começou nesta sexta-feira (10) no Classic Hall, em Olinda, prometendo surpreender os visitantes com uma programação diversificada e novidades exclusivas. Com mais de 200 estandes, a feira apresenta expositores de diversas regiões do Brasil e de países como Índia, Colômbia, Equador, Coreia e Paquistão.
Os visitantes têm a oportunidade de adquirir produtos diretamente dos artesãos, garantindo negociações mais acessíveis. A variedade inclui doces, peças de decoração, roupas e acessórios, refletindo a riqueza cultural dos países e regiões representados. O evento segue até o dia 19 de janeiro, funcionando diariamente das 14h às 21h. Os ingressos estão à venda na bilheteria do local, com preços a partir de R$ 10.
Novidades
Entre as principais novidades deste ano está o Hall das Artes, um espaço climatizado que destaca obras exclusivas de grandes mestres do artesanato. O evento também inova ao transformar o palco do Classic Hall no espaço Arte Urbana, onde serão realizadas atividades como grafitagem, customização de roupas, pista de skate, encontros de cosplay e jogos eletrônicos. Destaque ainda para serviços como micropigmentação, camuflagem de estrias e tatuagem salva-vidas, oferecida gratuitamente para pessoas com problemas de saúde ou alergias.
Lucro recorde
Leonardo Cavalcanti, coordenador da Fenahall, ressaltou o crescimento do evento. “A Fenahall está na sua 22ª edição, e já temos uma curadoria que passa o ano inteiro se preparando. Este ano trouxemos novidades como a arrecadação de equipamentos eletrônicos para descarte, que são transformados em arte, além do Hall das Artes e o espaço de customização de roupas”, destacou.
Leonardo também comentou o impacto econômico.
No ano passado, movimentamos mais de R$ 3 milhões e recebemos cerca de 120 mil visitantes. Este ano, esperamos superar R$ 3,5 milhões. Para os expositores, a feira é uma oportunidade única de vender diretamente e expandir sua base de clientes
Leonardo Cavalcanti - Coordenador da Fenahall
Negócios em alta
Adalberto Santana, gerente da Império Nordeste, é um veterano do evento.
Participo desde o primeiro ano de feira. Sinto que os negócios foram muito mais impulsionados com a Fenahall, e, mesmo nosso comércio de castanhas sendo sazonal, percebemos que há uma grande movimentação econômica
Adalberto Santana - Comerciante
Adalberto revelou que as vendas durante a feira chegam a representar um diferencial de até 50% a mais no lucro anual da empresa. “Outra coisa que ajuda é a divulgação. Muita gente conhece a nossa loja aqui e nos procura depois para fazer compras”, destacou.
Já para Diana Marcela Ardila, da Artes Colômbia, o evento é uma oportunidade única para apresentar a riqueza de seu trabalho artesanal e da cultura do seu país. “É o segundo ano que participamos da feira, e vale muito a pena para nós porque trazemos um produto diferente, que desperta a curiosidade das pessoas por ser internacional. Trabalhamos com cristais e aplicações, tudo é fabricação própria”, explicou. Diana também destacou o impacto digital da Fenahall. “Temos muito retorno pelo Instagram e também fazemos envios pelos Correios”.
Estreias e expectativas
Participando pela primeira vez, Marlúcia Andrade, da Emporium Delícias, veio de Poços de Caldas, em Minas Gerais, para apresentar os produtos ao público recifense. “Recebemos o convite e aceitamos por ser uma feira muito bem conhecida em Pernambuco. Trouxemos doces caseiros mineiros, a maioria feitos com frutas cristalizadas, e para a feira criamos o brigadeiro de cuscuz e tapioca. Estamos com uma expectativa muito alta, pois investimos um bom valor por sabermos que há uma receptividade boa”.
Lívio Medeiros, da Livio’s Food Innovation, já participou no ano passado e destaca o impacto a longo prazo da Fenahall. “É a segunda vez que estamos na feira e temos um retorno financeiro muito bom, além de divulgar a marca para o Brasil inteiro. No ano passado, recebemos muitos pedidos online de Recife, mesmo depois que a feira acabou, esperamos repetir isso este ano.”
Consumidores
Entre o público, as irmãs Ivana e Ioneide Fonseca, visitantes assíduas, estavam empolgadas.
“Chegamos cedinho e compramos o ingresso já preparadas para gastar sem limite. Os preços estão bem acessíveis e a variedade é enorme. Compramos brincos, brinquedos para pet, comidas e roupas”, disseram. A dupla garantiu que a Fenahall já virou tradição: “Às vezes, a gente vem duas ou três vezes durante a semana do evento.”
Já Clecia Marques destacou o aspecto econômico:
“Eu vim planejada para gastar pouco e estou conseguindo. Os preços estão muito acessíveis, é possível encontrar coisas boas por valores que cabem no bolso.”
Cultura e lazer para toda a família
Além do artesanato, a programação cultural é um dos destaques da Fenahall 2025.
Shows de artistas consagrados como Altemar Dutra Jr., Adilson Ramos e Geraldinho Lins compõem a agenda, enquanto performances infantis, como o Cirque Rosa, encantam as crianças.