Logo Folha de Pernambuco

Folha Finanças esclarece sobre como investir seu dinheiro

Folha Finanças - Arte/Folha de Pernambuco
Neste espaço, você encontra esclarecimentos de especialistas sobre como investir o seu dinheiro. Nesta semana, quem responde é o sócio da Dapes Investimentos, Felipe Tavares. Envie sua pergunta para [email protected] ou para o WhatsApp (81) 9479-6141

Tenho R$ 15 mil e gostaria de investir a longo prazo. Qual a melhor solução em meio a essa crise? - José Carlos.

José Carlos, a chave sempre é a diversificação, não colocar todos os ovos numa mesma cesta. Na alocação de qualquer valor, deve ser levado em conta o seu perfil de investidor. Pessoas com perfil mais conservador devem alocar mais em renda fixa, e pessoas com perfil mais arrojado devem alocar mais em renda variável. Durante a crise aparecem ótimas oportunidades, caso você tenha o perfil para ações, você pode se expor pensando o longo prazo, com um período de 5 anos ou mais. Inclusive pode fazer isso via fundos de ações, caso não saiba escolher suas ações sozinho.

Qual a melhor opção de investimento pra retorno rápido atualmente? - Marina Dias.

Retornos rápidos necessariamente requerem um risco mais elevado. Existem muitas oportunidades para operações de curto prazo no mercado de opções, no mercado de ações e no de crédito privado. Porém, todos esses ativos, principalmente para o curto prazo, sendo ainda mais agravado devido as incertezas sobre a crise da Covid-19, trazem um risco alto ao investidor, que precisa saber bem o que está fazendo antes de realizar quaisquer dessas operações. Se possível, contar com a ajuda de um profissional, como um assessor ou consultor em investimentos.

Veja também

Saúde abre consulta pública sobre incorporação de vacina no SUS após Conitec recomendar contra
Saúde

Saúde abre consulta pública sobre incorporação de vacina no SUS após Conitec recomendar contra

BC: Crescimento de agro e extrativa teve 'spillover' de +0,2pp para PIB de 2023
BOLETIM REGIONAL

BC: Crescimento de agro e extrativa teve 'spillover' de +0,2pp para PIB de 2023

Newsletter