Logo Folha de Pernambuco

Folha Finanças esclarece sobre como investir seu dinheiro

Hugo Carvalho/Arte Folha de Pernambuco

Neste espaço você encontra esclarecimentos de especialistas sobre como investir o seu dinheiro. Mande sua pergunta também para o e-mail [email protected] ou para o WhatsApp (81) 9479-6141. Nesta semana, quem responde é Ednaldo Figueiroa, professor de economia do Cedepe Business School.

Tenho 23 e me preocupo com minha aposentadoria. Como devo me organizar para começar a criar uma? O que devo levar em consideração? (Juliano Ferreira)

Aposentadoria significa que preciso ter uma fonte de renda que supra as minhas necessidades quando já não mais estarei trabalhando e isso pode ser feito com investimentos sistemáticos agora, para que, quando chegar o tempo de se aposentar, esse recurso esteja disponível.

Isso pode ser feito com contribuições mensais ao sistema público de aposentadoria, o INSS.

Contribuições mensais para previdência privada, o PGBL ou VGBL, e outros investimentos que no futuro rendam algum retorno. Como exemplo: alguns investem em imóveis para locação que garantirão uma renda na aposentadoria.

Existem diversas opções. O importante é começar agora o quanto antes.

O que são os riscos de investimentos? De quais formas eles impactam no valor investido? (Sabrina Fernandes)

Risco está atrelado à variação do retorno de investimento. Existem investimentos de baixíssimo risco, como poupança, CDB e títulos da dívida pública. E existem investimentos de alto risco, como moedas estrangeiras, bolsa de valores, etc.

Quanto maior o risco, espera-se maior o retorno que justifique esse risco.

Os investimentos isentos de imposto de renda realmente valem a pena? Quais são eles?

Na hora de se fazer um investimento, é preciso comparar o retorno final do investimento e, para isso, deve-se levar em consideração o que será deduzido do rendimento: IRRF, IOF, taxas.

Esse resultado líquido é que deve ser comparado com os investimentos que não pagam estas taxas para saber se o resultado é maior. 

Os que são isentos de IRRF são como CRIs (Certificados de Recebíveis do Imobiliários), CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio), LCIs (Letras de Crédito Imobiliário), LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) e das debêntures incentivadas.

Veja também

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais
Austrália

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Comissão de segurança Pública aprova criação de delegacias especializadas em conflitos agrários
Brasil

Comissão de segurança Pública aprova criação de delegacias especializadas em conflitos agrários

Newsletter