Investimento familiar exige atenção para evitar perdas

Para especialistas planejamento não deve ser negligenciado para construir patrimônio sólido

Investimento familiar - Pixabay

Oferecer uma vida confortável e cuidar da família é um dos principais objetivos de muitas pessoas. A partir disso, especialistas recomendam não negligenciar esse investimento financeiro, já que é  fundamental para a construção do patrimônio familiar. Apesar de não deixar de lado as aplicações, é importante também que os recursos sejam movimentados com acompanhamento profissional e não prejudiquem a segurança financeira, a qualidade de vida e o futuro das próximas gerações.

Segundo o sócio da gestora de patrimônios Portofino Multi Family Office, Adriano Cantreva, é importante que as famílias dispostas a investir entendam que o mercado passou por mudanças, por isso devem buscar o melhor suporte para gerenciar os investimentos.

“É importante entender a evolução do mercado, originalmente só se tinha os bancos e as famílias sempre estiveram ligadas a eles. Depois chegaram as corretoras, agentes autônomos. É preciso que os membros entendam os seus objetivos para encontrar alguém que permita chegar aos melhores produtos de forma mais acessível”, disse.

Sócio da gestora de patrimônios Portofino Multi Family Office, Adriano CantrevaSócio da gestora de patrimônios Portofino Multi Family Office, Adriano Cantreva | Foto: Divulgação

Objetivo definido
Cantreva recomenda que antes de buscar um investimento é preciso que a família defina o objetivo desses recursos. “É fundamental do ponto de vista financeiro e sucessório saber o que a família deseja e os seus objetivos. Existem diversas áreas que as famílias podem escolher para garantir uma melhor estrutura”, afirmou. Adriano recomenda também que entender a estrutura da família e de onde partem os recursos para investir é fundamental para que o primeiro passo seja dado.

“É preciso conhecer a estrutura, a cadeia de gerações e como é o planejamento, as transferências de patrimônio para minimizar o impacto tributário. Paralelamente, tem a questão financeira. Devem saber onde estão os recursos, os fundos que existem, imóveis, patrimônios. Todo esse conjunto de ativos precisa ser entendido para traçar um plano de investimentos, que acompanha perfil de risco, volatilidade. Detalhes não devem passar despercebidos, mas devem ser englobados”, aconselhou Cantreva.

Como realizar investimentos em família Como realizar investimentos em família | Arte/FolhaPE

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOAQUIM DO MONTE - EDITAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOAQUIM DO MONTE - EDITAL

Newsletter