IPTU 2025: Olinda prorroga prazo para pagamento de contribuintes com problemas cadastrais
Os contribuintes terão até o dia 28 de fevereiro para efetuar os pagamentos do IPTU 2025
A Prefeitura de Olinda prorrogou o prazo de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025 para as pessoas que apresentaram problemas cadastrais. Com a nova data estabelecida, os contribuintes terão até o dia 28 de fevereiro para efetuar os pagamentos em cota única ou a primeira parcela com desconto.
Segundo a gestão municipal, as inconsistências identificadas ocorreram devido à informação incorreta do número do CPF do proprietário no cadastro imobiliário.
Essa situação é decorrente da obrigatoriedade do Banco Central (BC) para a vinculação do número do documento a todos os pagamentos bancários. Quando essa informação não está atualizada, o pagamento pode ser rejeitado.
Leia Também
• Cartão MEI pode ser aliado ao microempreendedor, se bem administrado
• Inadimplência reduz, mas famílias continuam comprometendo grande parte da renda para as dívidas
• Pix fora do ar: clientes relatam instabilidade para efetuar pagamentos em diversas instituições
Como proceder
Para os contribuintes que receberam a notificação com este tipo de caso, é necessário corrigir a informação do CPF no cadastro imobiliário.
Para isso, o solicitante pode entrar em contato via WhatsApp no número (81) 99208-8023 para atendimentos rápidos ou solicitar alteração/revisão do cadastro imobiliário no Portal do Contribuinte.
Ao fazer isso, é necessário anexar cópias do RG (frente e verso) e CPF do proprietário; e título de propriedade do imóvel (escritura pública, instrumento particular com firmas reconhecidas, ou contrato de compra e venda). Além disso, o contribuinte deve assinar a exposição de motivos, detalhando a solicitação de correção.