Parcelamento é uma alternativa para quem quer ter dinheiro livre no mês
Cerca de 83% dos brasileiros preferem parcelar suas compras, de acordo com o SPC Brasil
Cartões de crédito podem ser grandes inimigos de pessoas compulsivas, mas também grandes aliados daqueles que precisam comprar algo mas não possuem o dinheiro necessário no momento. De acordo com o SPC Brasil, cerca de 83% dos brasileiros preferem parcelar o pagamento de suas compras, já que por meio dele conseguem ter mais dinheiro livre durante o mês.
Segundo o gerente comercial nacional da FortBrasil, Victor Hugo, já que a maioria das pessoas usam o parcelamento para terem mais dinheiro disponível na conta, o ideal é parcelar e deixar uma reserva de emergência. “A menos que a loja ofereça um desconto significativo para compras à vista, beirando os 10%. Quando isso ocorre, o pagamento à vista é o melhor negócio”, completa ele. Em caso de existência de taxas ou juros por parcelamento, é melhor pagar o valor à vista.
Leia Também
• Posso usar um imóvel que não está no meu nome para solicitar crédito com garantia?
• João Campos envia projeto de lei à Câmara para autorizar operação de crédito de R$ 1,3 bilhão
• Suape: um crédito político histórico pelo desenvolvimento de PE (2)
Em caso de parcelamentos sem juros, as lojas às vezes determinam um número um pouco menor de parcelas, geralmente entre 3 e 5 vezes. As cobranças dos juros chegam como forma dos estabelecimentos se certificarem de que receberão o dinheiro, visto que quanto maior o número do parcelamento, geralmente o risco de que aquela compra não seja paga também cresce.
O cartão de crédito também acaba trazendo vários benefícios, de acordo com qual você escolher. Alguns possuem programas de benefícios, milhas e até recompensas, como cashback. Para parcelamentos ou grandes compras, os benefícios podem chegar de forma maior. Descontos em produtos, lojas e serviços também é outra vantagem da maioria dos novos cartões de crédito.
“O ideal é organizar as contas para as compras não assumirem uma parcela muito grande da renda. Vale a pena participar desses programas porque pode render desconto em produtos e serviços”, diz Victor Hugo.
Porém é preciso ter certo cuidado com o tipo de compra que se faz no cartão. Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realizada em março de 2021, 77% das famílias brasileiras possuem algum tipo de dívida para pagar com o cartão de crédito. Ao realizar parcelamentos, é necessário se atentar se terá como pagar nos próximos meses.