Logo Folha de Pernambuco

Praticidade e menos burocracia atraem os usuários para a escolha pelo banco digital

Mais de 60% dos brasileiros optaram pelas contas bancárias online em 2024, revela estudo

Foto: Divulgação

Preterir os bancos tradicionais para movimentar a renda apenas nos bancos virtuais tem sido cada vez mais comum. Isenção de taxas, menos burocracia e facilidade do uso são alguns pontos positivos na comparação entre as agências físicas e as instituições bancárias totalmente online. Segundo levantamento do Ranking Idwall de Experiência Digital 2024, 62% dos brasileiros optaram pela abertura de contas digitais, enquanto 88,7% afirmaram que pretendem manter ou aumentar o uso de serviços financeiros digitais. 

Uma das novidades lançadas pelas entidades financeiras digitais é a possibilidade de guardar parte do valor do saldo em conta numa espécie de sub-conta, chamadas de Caixinhas. Marcos Brito, auxiliar administrativo de 32 anos, é um dos brasileiros que decidiram aplicar e investir seu dinheiro em bancos digitais. Ele conta que a praticidade e a facilidade de uso foram os principais motivos para essa escolha. 

“Os rendimentos são maiores, e o melhor é que posso fazer tudo pelo meu celular, sem necessidade de ir presencialmente a algum lugar. É muito mais prático, menos burocrático, e as taxas são menores. Além disso, tenho acesso ao serviço 24 horas por dia, o que facilita muito minha organização”, comenta.  

Ainda de acordo com o auxiliar administrativo, os bancos digitais favorecem a economia, simplificando o planejamento financeiro. 

Caixinhas

O crescimento dessa tendência e as vantagens que ela oferece também são destacadas por Petra Fernanda, coordenadora do Núcleo de Negócios da faculdade Wyden. De acordo com Petra, a aplicação de dinheiro em caixinhas geralmente apresenta um alto grau de liquidez.  

“As caixinhas de investimento permitem aplicações que geram rendimentos em pouco tempo. Além disso, são oferecidas opções automatizadas, que possibilitam programar aplicações para guardar valores determinados. Com isso, o poupador consegue acompanhar a evolução dos rendimentos diariamente, mensalmente ou anualmente”, explica a especialista.

Petra complementa ressaltando que as caixinhas permitem uma organização eficiente para metas de curto, médio e longo prazo, com separações personalizadas conforme os objetivos do cliente, como viagens, reformas na casa, compra de veículos, entre outros. “Essa organização intuitiva é um grande diferencial, pois o cliente pode investir e dividir seus recursos conforme seus sonhos e prioridades”, afirma Petra. 

A especialista também destaca que a rentabilidade das caixinhas dos bancos digitais geralmente é mais vantajosa do que a poupança dos bancos tradicionais. Além da praticidade, essa maior rentabilidade é um atrativo significativo, pois as caixinhas permitem ao usuário controlar melhor suas despesas. Como o dinheiro das caixinhas fica separado da conta principal, não há mistura com outras despesas. 

“Vale lembrar que o resgate do dinheiro dependerá do prazo escolhido no momento inicial da aplicação. O ideal é dividir os recursos entre curto e longo prazo, dependendo da expectativa de uso do poupador”, finaliza Petra.

 

 

Veja também

Newsletter