WhatsApp é destaque para negócios do País e ajuda empreendedores

No Brasil, 74% das empresas utilizam o WhatsApp como a principal ferramenta de vendas digitais

Segundo o Downdetector, a notificação de problemas diminuiu em duas horas, saindo do seu pico de mais de 600 reclamações para pouco mais de 100 notificações no horário em torno das 19h20 - Alfredo Rivera / Pixabay

O WhatsApp tem se destacado cada vez mais no cenário dos negócios brasileiros, estando presente em 99% dos smartphones do País de acordo com a segunda edição da pesquisa Panorama de Vendas desenvolvida pela RD Station em parceria com a TOTVS e Tallos. No Brasil, 74% das empresas utilizam o WhatsApp como a principal ferramenta de vendas digitais, segundo o Sebrae. A plataforma é capaz de atender as demandas de diferentes segmentos de mercado e pode ser uma solução para pequenos empreendedores que não possuem um grande orçamento para investir em outras ferramentas de vendas.

Com a possibilidade de trocar mensagens instantâneas, enviar fotos e vídeos, realizar chamadas de voz e vídeo e até mesmo receber pagamentos, o WhatsApp oferece uma ampla variedade de recursos para que os empreendedores possam se comunicar com seus clientes e vender seus produtos ou serviços.

“Manter o cliente onde ele se sente mais confortável permite que a conversa flua de forma muito mais leve e prática. Além disso, é um canal de comunicação assíncrono, ou seja, diferente do telefone, onde uma pessoa fala de um lado e a outra precisa responder de forma instantânea. No WhatsApp, um mesmo operador, tendo prática e experiência, consegue realizar vários atendimentos ao mesmo tempo” explica o CEO da Wx3 e-commerce, empresa de tecnologia especializada em e-commerce, Eduardo Werner.

Além de oferecer uma excelente forma de comunicação em rede – como as listas de transmissão – sem custos adicionais e com eficácia superior aos e-mails, há também uma elevada taxa de conversão, já que é possível divulgar promoções específicas, lançamentos e novidades. Além disso, é possível criar grupos com interesses em comum, que comportam até 1024 pessoas, o que permite estabelecer relacionamentos mais próximos com os consumidores e fidelizá-los com mais facilidade.

Outra vantagem é que não é necessário nenhum investimento em software, apenas um gerenciamento adequado. Essa estratégia de vendas traz uma forma eficaz e de baixo custo para as empresas que desejam estabelecer uma comunicação mais direta e personalizada com seus clientes. Com a possibilidade de enviar mensagens em tempo real, as marcas podem oferecer um atendimento mais ágil e eficiente, proporcionando uma melhor experiência de compra ao consumidor. 

Todavia, é importante que tanto a empresa quanto o cliente tenham alguns cuidados ao usar o aplicativo de mensagens. Dados sigilosos, como enviar fotos, vídeos ou mensagens contendo o número do cartão de crédito e código de segurança, ou até mesmo clicar em links duvidosos enviados pela loja são algumas preocupações que o cliente deve ter. Já as empresas devem estar sempre atentas a perfis fakes e tentativas de invasão. 

“A principal preocupação deve ser em manter os aplicativos atualizados e com as camadas de segurança ativas, como a autenticação em 2 fatores e trocar regularmente as senhas utilizadas. Além disso, também deve-se tomar cuidado com a equipe da empresa que tem acesso às informações e dados de clientes. De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais muitos dados são sigilosos e devem ser tratados como tais”, volta Eduardo Werner.

Empresas que querem integrar o WhatsApp ao seu dia a dia podem utilizar tanto o WhatsApp normal quanto o WhatsApp Business. A grande diferença entre os dois aplicativos são suas funções, pois o segundo possui diversas alternativas feitas para facilitar o trabalho do estabelecimento, como a automação de mensagens rápidas, catálogo de produtos e serviços, e etiquetas para classificar contatos e grupos de acordo com a demanda ou prioridade.

A equipe deve estar bem preparada para lidar com as demandas via o aplicativo, focando em um atendimento agradável que priorize as diretrizes da marca, ampliando para o WhatsApp toda a comunicação que a empresa adota em outros canais, como Instagram, E-mail e até mesmo o atendimento presencial.

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