Porque Portugal
Portugal foi escolhido na semana passada, em Brasília, o melhor destino turístico de 2017. Recebeu o Prêmio UPIS, considerado um dos mais importantes e reconhecidos no segmento. E não recebeu este prêmio por acaso. São muitas, as razões. Entre elas, a forma generosa como sua gente acolhe os visitantes. A beleza diferente do lugar - com o sol nascendo na terra e se pondo no mar. A arquitetura com traços de história.
Ou, talvez, por ser ali tudo muito civilizado. “Uma realidade bem diferente da que vivemos no Brasil”, segundo José Paulo - em belo artigo, no Diário de Pernambuco (22 de setembro). “Teatros começam na hora marcada. Sem cambistas. Pedestres atravessam as ruas, nas faixas, sem riscos. Motoristas esperam, pacientemente, até que passem. Não há espertinhos furando fila. Manifestações políticas só nos fins de semana.
Afinal, em Portugal, trabalhadores trabalham. Mas a maior diferença é a segurança. Passeamos, pelas ruas, em paz. Sem sustos. Grupos de turistas sentam, depois da meia noite, nos bancos da Avenida da Liberdade. Para conversar. Sem riscos. Sem medos. Bem visto, a razão real para ir a Portugal talvez seja a de que os brasileiros desejam de vez em quando, sentir um gostinho de civilização”.
Mas Portugal foi escolhido, como melhor destino turístico, sobretudo por seus sabores muito especiais. E não é de agora. No tempo das grandes navegações, já era considerada “a melhor, a mais importante e a primeira mesa da Europa”, segundo Ramalho Ortigão.
E Gilberto Freyre explicava, em seu Manifesto Regionalista, que “Os portugueses com seu gênio de assimilação trouxera para sua mesa alimentos, temperos, doces, aromas, cores, adornos de pratos, costumes e ritos de alimentação das mais requintadas civilizações do Oriente e do Norte da África”. Permanece assim até hoje. A melhor mesa do mundo.
Entre as entradas, destaque para almêijoas à Bulhão Pato, camarão tigre grelhado, favas, meia desfeita de bacalhau, ovos mexidos com farinheira, pataniscas de bacalhau, peixinhos da horta, santola recheada. Sopas de feijão verde, de feijão branco com bacalhau, de pedra, de poejos com ovos, caldo de pobre, caldo verde, canja de perdiz, tomatada.
Açordas de alho e pimentos, de bacalhau com tomate, de marisco, de camarão. Migas de batata, de tomate, de aspargos, à alentejana. Entre os pratos, arroz de cabidela, borrego assado, cabrito na brasa, chanfana de cordeiro, frango na púcara, galinha de tomatada, pregado estalado, leitão recheado, mão de vaca guisada, perdiz de escabeche, perdiz estufada, pezinho de coentrada, sarrabulho, vitela assada no espeto.
Além do bacalhau, claro. De todas as formas: albardado, assado, da consoada, à Assis, à Brás, à Gomes de Sá, à Lagareiro, à Margarida da Praça, à Zé do Pipo, Roupa Velha. Uma profusão de queijos, quase todos de ovelha ou cabra: Serra da Estrela, Azeitão, Serpa, Castelo Branco, de Nisa, de Évora, Terrincho, Rabaçal, São Jorge e o do Pico.
E doces - aletria de ovos, filhós, manjar branco, ovos moles ferrados, pastel de Belém, pastel de Tentúgal, papos de anjo, queijada de Cintra, rabanada, sericaia, tijolada, toucinho do céu.
Sem esquecer que os portugueses tem uma maneira muito especial de receber. Sempre em volta de mesas fartas. Com amigos, muitos pratos e muito vinho. Por tudo então, nada a estranhar que Portugal tenha sido escolhido melhor destino da Europa. Chegar lá é sempre muito bom. Porque é como chegar em casa.
RECEITA: BACALHAU ASSADO COM BATATAS AO MURRO
INGREDIENTES
4 postas de bacalhau demolhado
2 cebolas
4 dentes de alho
300ml de azeite
1kg de batatas
1 raminho de salsa
100g de azeitonas pretas
Sal grosso
PREPARO
· Em um refratário, coloque as postas de bacalhau demolhado, as cebolas cortadas e os alhos picados. Regue com azeite. Leve ao forno, até que o bacalhau esteja cozido e dourado (aproximadamente 40 minutos)
· Em outro refratário, coloque as batatas (com casca) polvilhadas com sal grosso e azeite. Leve ao forno. Quando estiverem cozidas, retire do forno e dê um murro (literalmente) em cada uma. Coloque essas batatas junto ao bacalhau. Regue com azeite. Decore com a salsa e as azeitonas. E sirva logo
*É especialista em Gastronomia. Escreve toda semana neste espaço.