Banho em dias frios: saiba como evitar que seja uma experiência traumática para seu cachorro
Com a queda de temperatura, todo contato com a água fria acaba sendo um desafio maior. Os pets também sofrem com o frio e, por terem indicação de banho ao menos uma vez na semana, os cachorros não conseguem fugir da água por muito tempo. Por isso, algumas orientações, como aquecer a água do banho do pet, podem amenizar as tentativas de fuga ou reclamações do cãozinho por conta da água fria. O Folha Pet separou mais algumas dicas, confira:
Tosas um pouco mais altas, banhos quentes e secagem correta amenizam o frio que os pets costumam apresentar nessa época. Se o cãozinho tomar banho frio e não secar completamente o pelo, ele pode desenvolver um resfriado. Para evitar problemas com a saúde do pet, manter ele aquecido no dia a dia também é indicado. Tosas mais altas, para animais com pelos altos, e roupinhas, para animais com pelos baixos, podem proteger o seu pet do frio.
Leia Também
• Gripe Canina: meses mais frios pedem cuidados maiores para evitar contágio
• Hora do banho: confira dicas para dar banho em cães e gatos
De acordo com Thiago Calixto, especialista e fundador da Doggi, uma empresa da área de higienização de pets, os cuidados com a higiene não devem ser adiados por conta do frio. “Existem formas de realizar a higienização do seu cachorro em locais apropriados, como os pet shops, que possuem infraestrutura adequada para evitar as variações de temperatura”, conta.
Confira as dicas de higiene
1. Mantenha a rotina do seu dog
Se o cãozinho tem o costume de tomar banho sempre em determinado dia da semana, faça o possível para manter o mesmo dia de banho no período mais frio do ano. Como já é algo que faz parte da rotina do animal, ele vai aceitar com mais facilidade, mesmo com o frio.
2. Não realize uma tosa muito baixa
O pelo do animal serve como um isolante térmico, o que facilita o aquecimento nos dias de frios mais rigorosos. Por isso, caso seja necessário, realize apenas a tosa higiênica.
3. Banhos em casa
Além da temperatura da água, o pelo e pele do seu dog precisam dos produtos e da secagem corretos. O banho em casa exige cautela e atenção para, principalmente, a secagem. Use uma toalha própria para o animal e um secador, sempre tomando cuidado com áreas mais sensíveis, como orelha e olhos.