Logo Folha de Pernambuco

Brasil proíbe uso de animais vertebrados em pesquisas científicas de cosméticos

Pernambuco tem legislação proibitiva desde 2018

Ratos costumam ser um dos animais vertebrados mais utilizados em testes cosméticos - Pexels

Animais vertebrados deixarão de ser utilizados em pesquisa científica de cosméticos e itens de higiene pessoal. A resolução foi publicada na manhã desta quarta-feira (1º) no Diário Oficial da União pelo Governo Federal


Assinado pela ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, o texto fala que empresas do ramo devem utilizar métodos alternativos já aprovados pelo Conselho Nacional de Experimentação Animal. A nova resolução não altera os testes de medicamentos e vacinas.

A ONG norte-americana Humane Society of the United States contabiliza 42 países que limitam ou banem testes em animais. Com a nova resolução, o Brasil aproxima sua legislação a países como Suíça, Nova Zelândia e Coreia do Sul.

Pernambuco já possui lei contra testes em animais
Antes da publicação da resolução desta quarta, algumas entidades federativas já proibiram o uso de animais em testes de cosméticos. Em Pernambuco, a lei Nº 16.498 de 2018 proíbe testes de itens de higiene pessoal e limpeza, além de prever multa de até R$ 100 mil para empresas que descumpram a legislação.

Segundo o texto da legislação estadual, os valores arrecadados com a aplicação das penalidades devem custear ações e campanhas em prol dos direitos dos animais.

Veja também

Newsletter