Cadela farejadora ajuda a encontrar vítimas das chuvas que atingiram Pernambuco
Cristal, que trabalha com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, ajudou a encontrar três corpos que estavam soterrados
A cadela farejadora Cristal, que trabalha com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, veio ao Recife junto com sua equipe para ajudar nas buscas por pessoas desaparecidas por conta das fortes chuvas que atingiram a região litorânea de Pernambuco. Nesta terça-feira (31), Cristal ajudou a encontrar três corpos soterrados nos deslizamentos.
Cristal realizou o trabalho ao lado de sua dupla, a bombeira Catharina Bomfim, que conduz a cadela desde os seus 38 dias de vida.
“Infelizmente, essas três pessoas já estavam sem vida. A cada momento, nos solidarizamos mais com os amigos e familiares daqui. Cristal é a nossa cadela especialista na detecção de pessoas em óbito e a participação dela nessa operação é essencial, pois ela consegue localizar corpos de forma bastante precisa, mesmo quando enterrados. Durante as buscas, delimitamos um espaço e ela realiza a varredura”, explicou a soldado BM Catharina Bomfim.
Leia Também
• Grupo de Resgate de Animais em Desastres abre cadastro para voluntários no Recife
• Protetores de animais fazem mutirões de buscas e arrecadam suprimentos
A equipe a que Cristal pertence tem 12 bombeiros militares, entre eles, especialistas em Busca e Resgate de Estruturas Colapsadas (Brec) e mergulhadores autônomos. O grupo foi enviado para reforços nas buscas em Pernambuco no domingo (29) e iniciaram o trabalho na segunda-feira (30).
Os agentes trabalham, principalmente, nas comunidades do Jardim Monte Verde e Vila dos Milagres. O cenário ainda está instável, por isso os bombeiros e voluntários precisam de bastante cautela. As buscas ocorrem de forma incessante.