Cães do Corpo de Bombeiros de Pernambuco são treinados para transporte aéreo
A adaptação visa facilitar a ida dos animais para todos os tipos de salvamentos
Cachorros que trabalham com o Corpo de Bombeiros de Pernambuco foram treinados para transporte em aeronave. A ação contou com a participação de 12 cães de busca e salvamento. Os animais foram treinados dentro de seus binômios (duos formados por cachorro e o bombeiro militar que rotineiramente o treina) na última quarta-feira (2).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o treinamento será feito sempre que possível, com a grande finalidade de melhorar o tempo resposta, adaptação e agilidade nos mais diversos socorros de busca e salvamento que necessitem de equipes com os animais.
Leia Também
• Cachorro derruba bolo de aniversário durante parabéns no Recife
• Casal de veterinários resgata animais na Ucrânia
• Filhote de cachorro nasce com pelagem verde e assusta tutores
Por isso, o embarque e desembarque da aeronave foi feito repetidamente para que o animal não apresente rejeição ao translado aéreo.
“O cão só faz aquilo que é treinado para fazer. Para tudo tem que ter uma adaptação. Já aconteceu, por exemplo, situação de ter que levar um binômio para o Interior utilizando a aeronave, então isso mostra a importância de ter todos os cães ambientados para esse tipo de serviço", informou o o Capitão BM Taquaracy, comandante da 2ª SBS.
Participaram da ação nove labradores, um malinois, um boiadeiro australiano e um border collie.
A instrução foi realizada em dois locais, sendo o primeiro no Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), no município de Abreu e Lima, e o segundo nos arredores do Shopping North Way, em Paulista.